domingo, 18 de abril de 2021

Putin assina lei que lhe permite ficar no poder até 2036

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

Vladimir Putin até 2036? O caminho agora está aberto. O presidente russo de 68 anos assinou a lei na segunda-feira (5) que permite que ele concorra a dois novos mandatos presidenciais. Esta lei, publicada no portal oficial russo, foi adotada pelo Parlamento em março, após um referendo constitucional realizado no verão de 2020.

Quando o polêmico líder, hoje com 68 anos, chegou ao Kremlin, em 1999, não se imaginava que ele permaneceria tanto tempo no poder. Mas, contrariando prognósticos, em 31 de dezembro de 2019, ele completou duas décadas governando a Rússia — direta ou indiretamente (ele teve de deixar a presidência para ser primeiro-ministro por um período, mas, na prática, continuou a comandar o país), apontam especialistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

A lei assinada hoje por Putin, permite que ele se candidate a mais dois mandatos presidenciais a partir de 2024 — que é quando acaba o mandato atual. “esta restrição não se aplica aos que ocupavam o cargo de chefe de Estado antes da entrada em vigor das alterações à Constituição” aprovadas por referendo em 2020. O Chefe de Estado sempre se recusou a mencionar sua sucessão. Em 2036, nova data teórica em que deverá deixar o Kremlin, Vladimir Poutine terá 83 ou 84 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Anne Viana
Anne Viana
Jornalista, editora de Política da Gazeta Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos