Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou François Bayrou como o novo primeiro-ministro do país nesta sexta-feira (13). Aos 73 anos, Bayrou era um dos principais candidatos ao cargo após a destituição de Michel Barnier pelo Parlamento francês.
Veterano da política centrista, Bayrou é líder do Movimento Democrático (MoDem), partido que integra a aliança governista de Macron desde 2017. Ex-prefeito de Pau, no sudoeste da França, ele sempre destacou suas raízes rurais ao longo de sua trajetória política. Em 2017, decidiu não se candidatar à presidência pela quarta vez e, em vez disso, apoiou Macron.
Durante o governo de Macron, Bayrou foi nomeado ministro da Justiça, mas renunciou ao cargo após poucas semanas, devido a uma investigação sobre a suposta contratação irregular de assistentes parlamentares por seu partido. Ele foi absolvido das acusações de fraude neste ano.
Bayrou é o quarto primeiro-ministro a assumir o cargo em 2024, após Elisabeth Borne (que pediu demissão em janeiro), Gabriel Attal (que exerceu a função até setembro) e Michel Barnier, que ocupou o posto após mais de dois meses de negociações pós-eleições legislativas antecipadas de julho.