Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Israel anunciou que seis reféns vivos serão libertados neste sábado, como parte da primeira fase do acordo com o Hamas, segundo um comunicado do Escritório do Primeiro-Ministro (PMO). A liberação faz parte das negociações indiretas que estão sendo realizadas no Cairo.
Além disso, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou que, na quinta-feira, serão entregues os corpos de quatro reféns que estavam retidos na Faixa de Gaza desde o dia 7 de outubro de 2023. “Se o acordo de Cairo for cumprido, será uma conquista importante para Israel”, disse um funcionário israelense citado no comunicado.
O PMO também informou que foi alcançado um compromisso para que, na próxima semana, sejam entregues outros quatro corpos de reféns que faleceram enquanto estavam em cativeiro.
A Direção de Reféns do Escritório do Primeiro-Ministro pediu aos meios de comunicação e ao público que evitem divulgar especulações sobre a identidade dos reféns falecidos que serão devolvidos na quinta-feira. “O pedido foi feito para proteger a privacidade das famílias nesse momento difícil”, informou o escritório.
Por sua vez, o Hamas publicou alguns dos nomes dos corpos que afirma que serão entregues, mas as autoridades israelenses decidiram aguardar a confirmação das identidades por suas equipes forenses antes de divulgar informações oficiais. Segundo o The Times of Israel, as famílias dos reféns já foram notificadas sobre a situação.
O acordo em andamento com Israel estipula que o Hamas deverá entregar mais quatro corpos adicionais na próxima semana, conforme anunciado pelo escritório de Netanyahu.
Mediações dia e noite
O Qatar afirmou nesta terça-feira que trabalha “dia e noite”, juntamente com os Estados Unidos e o Egito, para aproximar as posições de Israel e do grupo islamista Hamas, com o objetivo de iniciar as negociações para a segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Qatar, Majed al Ansari, destacou que delegações de ambas as partes estão em Doha e classificou o ambiente dos contatos como “positivo”.
“O Qatar e seus parceiros na mediação, Egito e EUA, nos comprometemos a apoiar o início das negociações para a segunda fase do acordo em Gaza (…) há contatos todos os dias”, disse Al Ansari.
“Trabalhamos dia e noite para incentivar as partes” a iniciar as conversações formais, indicou o porta-voz, acrescentando que as delegações chegaram a Doha nos últimos dias e que há discussões “mas as negociações ainda não começaram oficialmente e esperamos que comecem em breve (…) trabalhamos dia e noite para incentivar as partes a isso”, afirmou.
Al Ansari reiterou que os contatos “estão sendo feitos em um ambiente positivo”, enquanto ressaltava que “será necessário cumprir todos os pontos da primeira fase”, em referência principalmente ao intercâmbio de reféns por prisioneiros encarcerados por Israel.
Egito e Qatar, que mediaram junto com os Estados Unidos o acordo de cessar-fogo, sublinharam nos últimos dias a necessidade de iniciar as negociações para a segunda fase, que estão paralisadas, e que deveriam ter começado no dia 3 de fevereiro.
(Com informações da EFE)
