Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma greve de um dia realizada por trabalhadores em 13 aeroportos da Alemanha, incluindo Frankfurt e Munique, levou ao cancelamento da maioria dos voos nesta segunda-feira (10).
De acordo com a ADV, federação do setor, um total de 3.400 voos foram anulados, impactando cerca de 500 mil passageiros. A paralisação, que teve início à meia-noite, contou com a participação de funcionários públicos dos aeroportos, além de equipes de solo e segurança.
No aeroporto de Frankfurt, 1.054 dos 1.116 voos programados para o dia foram cancelados, segundo a agência de notícias alemã dpa. Em Berlim, todas as decolagens e pousos foram suspensos, enquanto em Hamburgo não houve possibilidade de realização de voos de saída. O aeroporto de Colônia/Bonn interrompeu os serviços regulares de passageiros, e o de Munique alertou para um “horário de voos extremamente reduzido”.
A greve, organizada pelo sindicato Verdi, afetou ainda os aeroportos de Bremen, Hannover, Düsseldorf, Dortmund, Leipzig/Halle e Stuttgart. Nos aeroportos menores de Weeze e Karlsruhe/Baden-Baden, apenas os funcionários da segurança aderiram à paralisação.
O Verdi reivindica um aumento salarial de 8%, ou pelo menos 350 euros (cerca de R$ 1.900) mensais, além de bônus mais elevados e mais folgas. A entidade patronal rejeitou as demandas, alegando que são inviáveis e que, até o momento, não apresentou uma contraproposta nas negociações.
O sindicato anunciou a paralisação na sexta-feira (7), mas no aeroporto de Hamburgo a adesão foi ampliada no domingo, com o argumento de que a medida precisava ser efetiva.
A greve é classificada como uma “greve de advertência”, uma estratégia comum em negociações salariais na Alemanha. O movimento está ligado a duas disputas trabalhistas: uma sobre um novo contrato para os funcionários de segurança dos aeroportos e outra mais ampla, envolvendo os salários de servidores federais e municipais.
Essa última já resultou em paralisações nos aeroportos de Colônia/Bonn, Düsseldorf, Hamburgo e Munique. As negociações sobre essa disputa salarial serão retomadas na sexta-feira (15), enquanto as tratativas para os trabalhadores da segurança aeroportuária devem continuar a partir de 26 de março.
Com informações da AP, AFP e Reuters.
