Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (13), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou aplicar uma tarifa de 200% sobre vinhos e bebidas alcoólicas provenientes da União Europeia (UE), caso o bloco não retire a tarifa sobre o uísque produzido nos EUA.
A medida ocorre após a UE anunciar que imporia uma taxa sobre o uísque americano como parte de suas tarifas compensatórias, em resposta às tarifas aplicadas pelos EUA sobre as importações de aço e alumínio.
Trump qualificou as medidas da UE como “desagradáveis” e acusou o bloco de ser “hostil e abusivo” ao taxar produtos americanos no valor de €26 bilhões (aproximadamente US$28,3 bilhões). O presidente americano exigiu a remoção imediata da tarifa da UE sobre o uísque, afirmando que a União Europeia foi “formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos”.
Em uma postagem em sua rede social, Truth Social, Trump afirmou que a tarifa sobre as importações de álcool da UE seria “ótima para os negócios de vinho e champanhe nos EUA”.
A ameaça é mais um capítulo da crescente guerra comercial entre os dois lados, que tem gerado nervosismo nos mercados financeiros, devido aos impactos na economia global e nos consumidores de diversos países, incluindo os Estados Unidos.
Na última quarta-feira (12), Trump avançou com um plano para expandir as tarifas sobre o aço e alumínio, aplicando uma tarifa geral de 25% e encerrando isenções concedidas anteriormente para algumas nações. Essa medida seguiu uma ordem que aumentou as tarifas sobre as importações da China para, pelo menos, 20%.
O presidente também ameaçou impor tarifas sobre outros itens específicos, como cobre, madeira e automóveis. Líderes do Canadá e da Europa criticaram as novas taxas, classificando-as como injustificadas, e retaliaram com suas próprias tarifas sobre uma série de produtos dos Estados Unidos.
