Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O estado de saúde do papa Francisco, que está hospitalizado há 24 dias, permaneceu estável neste domingo (8), após uma “leve melhora”, embora seu quadro clínico ainda seja considerado “complexo”, conforme informou a assessoria de imprensa do Vaticano.
“Os médicos confirmaram que a situação é a mesma de ontem”, quando foi divulgado um boletim médico informando que o jesuíta argentino de 88 anos respondia bem ao tratamento contra uma dupla pneumonia, acrescentou a fonte.
Além disso, o pontífice seguiu, neste domingo, por videoconferência, os exercícios espirituais da Cúria Romana no Vaticano, enquanto se encontra internado no hospital Gemelli, em Roma. Fontes vaticanas indicam que ele participou dos exercícios espirituais da Quaresma, que reúnem a Cúria no Aula Paulo VI do Vaticano, embora não pudesse estar presente fisicamente devido à hospitalização.
Embora os cardeais e membros da Cúria não pudessem vê-lo, era o papa quem os observava, precisaram as fontes.
Francisco, de 88 anos, está internado no hospital Gemelli desde o dia 14 de fevereiro, devido a uma pneumonia bilateral, que lhe causou várias crises nas últimas semanas. No entanto, o quadro atual é considerado estável, dentro da complexidade do seu estado clínico.
Fontes vaticanas afirmam que a situação permanece a mesma relatada no boletim de sábado: o papa apresenta uma “gradual e leve melhora” e uma “boa” resposta à terapia.
Seus médicos reafirmaram essa avaliação no boletim deste domingo, embora não tenha sido divulgado um novo relatório, já que “a situação médica continua a mesma”, segundo as fontes.
O papa segue em repouso no apartamento privado no décimo andar do hospital Gemelli, onde realiza fisioterapia motora e respiratória. Durante o dia, ele recebe altos fluxos de oxigênio por meio de cânulas nasais e, à noite, utiliza ventilação mecânica com uma máscara.
Neste domingo, ele continuou com o tratamento e conseguiu receber a eucaristia na capela de seu apartamento no hospital. De acordo com informações de sábado, não há febre, os intercâmbios gasosos em seu sistema respiratório melhoraram e seus exames de sangue permanecem estáveis.
O prognóstico segue reservado, o que significa que ainda não há previsão sobre como evoluirá sua saúde.
O próximo boletim médico será divulgado na tarde desta segunda-feira (9).
(Com informações da EFE)
