Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), por sua sigla em inglês, disse que vai liderar a investigação sobre a explosão da nave Starship da SpaceX durante o lançamento ocorrido nesta quinta-feira (20).
“O retorno ao voo do veículo Starship/Super Heavy é baseado na determinação da FAA de que quaisquer sistemas, processos ou procedimentos relacionados ao acidente não afetam a segurança pública”, disseram eles em comunicado.
“Vamos verificar se os requisitos de segurança pública foram cumpridos e se uma investigação robusta está em andamento para chegar à raiz do acidente”, acrescentaram.
“Nenhum ferimento ou dano à propriedade pública foi relatado”, acrescentou a agência.
Antes do lançamento, um oficial da FAA garantiu que “ver um acidente não seria particularmente incomum”.
“Nosso trabalho, é claro, é garantir que, se ocorrer um acidente, esse acidente não afete negativamente o público. Essa é a abordagem que temos em nossa atividade de licenciamento”, acrescentou.
A FAA concedeu à empresa SpaceX uma licença para o lançamento esta quinta-feira, após mais de 500 dias de análises meticulosas ordenadas pelo Governo para minimizar o impacto do lançamento, em caso de falha nas imediações do local de lançamento.