Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na tarde desta quarta-feira (18), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, classificou como “fake news” as alegações de que a Corte usurpa competência do Poder Executivo ou Legislativo.
Ainda de acordo com ele, o Judiciário somente intervém em atos de outros Poderes quando provocado. A declaração foi feita durante a divulgação do Programa de Combate à Desinformação do STF.
“Importante que todos tenham a ciência de que a justiça em geral, desde o juiz de primeiro grau, são funções que não se exercem sem provocação. O Supremo não sai de sua cadeira para julgar questões políticas, morais, razões públicas. Quando provocado se manifesta. Diante de uma provocação devemos decidir as questões. Falsa impressão. Fake news que o Supremo invade a esfera dos outros poderes”, afirmou o presidente do STF.
“A judicialização da política nada mais é do que os políticos provocando a judicialização e a criminalização da política nada mais é do que o Supremo instado a decidir crimes praticados por políticos”, acrescentou Fux.