Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A tempestade tropical Ian, que se formou na noite de sexta-feira (23) no sul do Caribe, deve se intensificar em um poderoso furacão durante os próximos dias.
O Centro Nacional de Furacões agora está prevendo que Ian se transformará em uma tempestade de categoria 4 nas próximas 72 horas. O caminho de Ian ainda está previsto para cruzar partes de Cuba e depois virar para o norte na Flórida no meio da semana.
Ian tem um suprimento abundante de água quente e profunda à sua frente, o que os modelos de computador mostram que provavelmente ajudará a tempestade a se intensificar rapidamente.
Além disso, a partir de hoje, pouco cisalhamento significativo do vento está previsto para afetar a tempestade.
O cisalhamento ocorre quando os ventos sopram em diferentes direções ou velocidades com altura e pode impedir que uma tempestade tropical se intensifique.
Um alerta de furacão está em vigor para Grand Cayman Island, enquanto um alerta de tempestade tropical está em vigor para Little Cayman Island. Um alerta de tempestade tropical anterior emitido para a Jamaica foi cancelado, pois a tempestade deve atingir a ilha neste momento.
As últimas previsões divulgadas pelo NHC mostram Ian chegando em algum lugar ao longo da costa oeste da Flórida na tarde de quinta-feira. No entanto, o NHC alertou no sábado que a “incerteza na previsão da pista é maior do que o habitual”.
“Independentemente do caminho exato de Ian, existe o risco de tempestades perigosas, ventos com força de furacão e chuvas fortes ao longo da costa oeste da Flórida e do Panhandle da Flórida até meados da próxima semana, e os moradores da Flórida devem garantir que tenham suas plano de furacões em vigor, siga qualquer conselho dado pelas autoridades locais e monitore de perto as atualizações da previsão”, disse o comunicado das 17h.