Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu nesta terça-feira que o furacão Milton pode ser o “pior” a atingir o estado da Flórida em um século e pediu que as pessoas que estão na trajetória da tempestade evacuem o mais rápido possível.
“Pode ser o pior furacão a atingir a Flórida em mais de um século e, com a graça de Deus, não será, mas é o que parece no momento”, declarou Biden à imprensa na Casa Branca, logo após anunciar o cancelamento de uma viagem à Alemanha e Angola para permanecer nos Estados Unidos e supervisionar a resposta ao furacão.
Biden afirmou que o impacto de Milton, que deve tocar terra na quarta-feira à noite na região da baía de Tampa, na Flórida, pode ser “devastador”.
“Eu insto a todos que estão na trajetória do furacão Milton a ouvirem as autoridades locais e a seguirem as medidas de segurança. Se vocês estão sob ordens de evacuação, devem evacuar agora mesmo. Já deveriam ter evacuado. É uma questão de vida ou morte, e não é uma exageração”, afirmou Biden.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos alertou em seu boletim das 11h, horário local (15h GMT), que “hoje é o último dia para os residentes da Flórida se prepararem” em suas casas ou evacuarem as áreas indicadas, caso as autoridades locais assim orientem.
Milton, um furacão que se fortaleceu em tempo recorde no golfo do México até alcançar a categoria 5, a maior na escala Saffir-Simpson, foi rebaixado hoje para a categoria 4 e espera-se que seu centro toque terra na quarta-feira à noite próximo à baía de Tampa, no condado de Hillsborough (costa oeste da Flórida).