Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Brasil

E daí que eles têm George Soros? Nós temos MEMES!

O mundo tremeu essa semana: a passagem pela ONU da garotinha sueca que decorou direitinho o discurso oficial a respeito do tal do aquecimento global foi tão exagerado e grotesco que, como não poderia deixar de ser, gerou muitas críticas e muitas especulações a respeito de quem a assessora (treina, manipula, financia).

Gerou também uma onda de vergonha alheia até mesmo entre os entusiastas – na internet, na imprensa – das teorias por ela defendidas e do formato de ativismo por ela protagonizado: alguns até tentaram disfarçar, reforçando o quanto a admiram e o quanto a levam a sério – mas falharam miseravelmente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A cena na TV Bandeirantes, em que a jornalista Marina Machado finge um gigantesco espanto por saber que o colega Luis Ernesto Lacombe não vive na mesma bolha que ela, tornou-se um emblema – e foi compartilhada milhares de vezes:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fecha a boca, minha filha!

O fato é que a credibilidade do pequeno oráculo de bochechinhas rosadas foi severamente afetada; certamente seus assessores (treinadores, manipuladores, financiadores) não contavam que sua fala hiperbolizada, entrecortada por grunhidos e emoldurada por dentes rangendo lhes mostrasse um fato inacreditável: ainda há gente adulta no mundo!

E mesmo que o evento “aquecimento global” conte com a maior assessoria de imprensa da história e com uma propagandista supostamente tão insuspeita, pessoas adultas ainda pensam com as próprias cabeças.

Ontem, quinta-feira, previsivelmente, veio o contra-ataque: era necessário salvar o produto Greta – e Greta novamente pautou todos os noticiários. Aqui, em terras brazucas, a imprensa, cem por cento engajada à causa aquecimentista, aproveitou para matar dois coelhos com uma cajadada (e eu antecipadamente peço perdão por usar essa terrível e antiecológica expressão popular; desculpe, Greta!);

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

pegou para Cristo o deputado Eduardo Bolsonaro, que fez o que milhares de pessoas na internet fizeram: compartilhou um MEME.

Se você é um tiozão ou uma tiazinha do zap, conheceu a internet no ano passado e não sabe o que é “meme” (essa expressão quase intraduzível), eu explico que trata-se de um conceito de imagem (foto, vídeo, animação) com conteúdo autoexplicativo e quase sempre humorístico, que se espalha facilmente pela internet: meme é uma piada visual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No caso, a piada era contrapor a garota bem nascida e bem criada, que viaja pelo mundo berrando que roubaram-lhe os sonhos e a infância, à crianças miseráveis, essas sim, sem direito a sonhar.

É uma montagem de duas fotos: e não foi o Eduardo que fez! Isso já circulava pelo Twitter desde segunda-feira e o zero-três apenas a compartilhou. Quando, na noite de quarta-feira, o jornal O Globo publicou um tweet dizendo que eles haviam checado (!) a imagem e que a mesma era falsa (!!), quem estava online caiu na gargalhada:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ah, não diga!
Jura?
Estão checando memes?!

Na quinta, todos entendemos que eles aproveitaram a operação salva-Greta para dar uma esculachada no deputado, em um tom infantilizado, “olha, que feio, ele quer ser embaixador, vai passar por sabatina no Senado e fica compartilhando notícia falsa“.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ok, verdade seja dita: com exceção do presidente e de meia dúzia de governistas histéricos, ninguém quer que o Eduardo Bolsonaro seja embaixador nos Estados Unidos; mas se agora a imprensa que se considera “profissional” for confundir os conceitos de “notícia falsa” com o de humor, estamos perdidos: porque praticamente todo humor se baseia em falsear, aumentar ou distorcer a realidade.

E como o brasileiro é, antes de tudo, um fanfarrão, inúmeras variações da mesma piada brotaram na internet – e nós estamos aguardando que os jornalões “chequem” uma por uma para informar a nós, abobalhados, quais são verdadeiras e quais são “fake news”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CHECAMOS: não é verdade que a presidenta Dilma devorou um pombo vivo enquanto observava a Greta lanchando no trem (todos sabem que a Dilma comeu esse pombo no calçadão de Osasco, durante a campanha de 2014).

CHECAMOS: não é verdade que o saci-pererê apareceu na janela do trem enquanto a Greta fazia uma refeição a caminho de uma manifestação contra o aquecimento global (embora muitas pessoas achem que há muitas semelhanças entre saci-pererê e aquecimento global – mas essa é uma outra história)

E essa aqui? Será verdade que o Chaves apareceu na janela e ficou olhando pro sanduíche de presunto na mão da Greta?

E essa aqui, será verdade? A agência parece ser séria.

A Greta lanchando tranquilamente enquanto o pessoal leva gás lacrimogêneo na frente do STF: será verdade?

Não sabemos quem é esse gordinho, mas vamos checar.

Não podemos confirmar a veracidade dessa imagem, mas certamente o jornal O Globo vai checar pra nós.

Há duas coisas falsas nessa imagem: a primeira é que a Greta jamais faria uma refeição nessa mesa toda emporcalhada de pão com leite condensado; a segunda é a camiseta do presidente, pirata, comprada em camelô.

Até o zero-um e o Queiroz (que anda tão sumido) resolveram aparecer na janela da Greta.

Sempre que o assunto é comida o pessoal lembra da deputada Sâmia. Não sabemos o motivo.

Nesta imagem, a Sâmia passou para dentro do trem, expropriou o lanche da Greta e é observada pelo Kim Kataguiri (que nutre por ela um amor platônico, como todos sabem). Não sabemos se é real, vamos checar.

O embaixador que sabe fazer hambúrguer apareceu vestido de Ronald McDonalds na janela da Greta? Será verdade?

 

Muito se fala e pouco se prova a respeito da estudante Greta Thunberg; o óbvio é que a garota foi transformada em uma espécie de emblema, na medida para envolver pessoas da idade dela (ou menos) na causa defendida. Críticas a esse fato (e não a ela) são tomadas como “ofensa” por quem a tem como ícone planetário de algo muito sério:

há quem acuse “machismo” (?) ou aponte uma suposta crueldade em se criticar uma adolescente portadora de uma condição especial (síndrome de Asperger, uma variação atenuada do autismo) – mas a crueldade não estaria justamente em expor essa menina a essa avalanche midiática?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Muito se fala também sobre o “produto Greta” estar sendo patrocinado pelo investidor húngaro George Soros, notório por seu apoio à causas “progressistas” ao redor do mundo – mas nenhuma fonte confirma tal fato. Mais palatável é o rumor que a Open Society, fundação de Soros, é financiadora do Green Youth, organização ligada ao Partido Verde Alemão, a qual é filiada a ativista Luisa-Marie Neubauer, tida como “treinadora” de Greta e organizadora das greves estudantis que a fizeram célebre.

É possível que Greta seja um pouco afastada dos holofotes após a quixotesca aparição do início dessa semana; talvez só voltemos a vê-la daqui algum tempo, repaginada e mais madura. Talvez invistam em outra criança ou em outro tipo de propaganda:

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

é possível discutir longamente sobre o dito “aquecimento global”, mas ninguém, por mais “crente” que seja, pode negar que há muito dinheiro investido e enormes interesses envolvidos nesse gigantesco esforço midiático em favor dessa, digamos, causa.

Ainda ouviremos falar muito de tudo isso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas não permitamos que envolvam esse assunto num véu de sacralidade e criminalizem o humor:

eles podem até ter George Soros;
nós, brasileiros, só temos nossa boa e velha esculhambação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nós temos memes.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

lira e moraes

Últimas Notícias

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que não tem planos de abrir uma CPI contra...

Brasil

Durante a 61ª Assembleia Geral, realizada no Santuário Nacional de Aparecida (SP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aos...

Como atua o "hacker do bem"? Como atua o "hacker do bem"?

Últimas Notícias

Um enorme site de fraude usado por milhares de criminosos para enganar pessoas a entregarem informações pessoais, como endereços de e-mail, senhas e detalhes...

RESUMO DO DIA

✅Novas Imagens Revelam Que Idoso Estava Vivo Um Dia Antes De Ser Encontrado Morto Em Banco Novas imagens revelam que idoso estava vivo um...

Brasil

A Polícia Federal (PF) confirmou nesta sexta-feira (18) que peritos encontraram 27 celulares a bordo do barco à deriva encontrado com corpos no litoral...

Destaques

Novas imagens, divulgadas nesta quarta-feira (17), revelam que o idoso Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava vivo e se movimentando em uma cadeira...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo lançou uma plataforma online com cursos de prevenção acessíveis a pessoas de todo o Brasil. A plataforma...

São Paulo

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (16) após furtar cinco celulares em um ponto de ônibus no...

São Paulo

Um foragido da Justiça investigado por integrar uma quadrilha especializada em ataques a bancos, conhecida como “novo cangaço”, foi preso na quarta-feira (17) pela...

Últimas Notícias

Uma operação da Polícia Civil na quarta-feira (17) desarticulou uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas em Osasco, na Grande São Paulo. Na...

Últimas Notícias

Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quinta-feira (18) resultou na desarticulação de um grupo suspeito...

idoso morto idoso morto

Brasil

Na quinta-feira (18), a Polícia Civil solicitou a quebra do sigilo bancário de Paulo Roberto Braga, um idoso de 68 anos cuja morte ocorreu...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit