Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O nível do Rio Guaíba atingiu a marca de 3,69 metros, conforme aferido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) às 8h desta sexta-feira (31/5). Este valor representa uma queda nas águas, que estão se aproximando da cota de inundação, estabelecida em 3,60 metros.
Esta medição representa o menor valor desde 2 de maio, quando foi registrado 3,68 metros. Em contrapartida, em 5 de maio, o rio atingiu sua maior marca, alcançando 5,33 metros.
Após um período de fortes chuvas na última sexta-feira (24/5), o Guaíba havia ultrapassado os 4 metros, mas atualmente está em processo de redução.
A previsão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aponta que o rio pode atingir o nível de inundação entre os dias 1º e 5 de junho, com uma diminuição significativa apenas após esta data.
No que tange ao panorama das enchentes, a quantidade de pessoas em abrigos está diminuindo à medida que as águas são drenadas. Atualmente, cerca de 39 mil pessoas permanecem abrigadas. Por outro lado, 473 municípios ainda estão sendo afetados pelas chuvas, com aproximadamente 580 mil pessoas desalojadas. O número de mortes registrado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul é de 169.
