Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A tempestade que atingiu Dom Silvério, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais (MG), na terça-feira (07), causou grandes danos ao município. Nove pontes foram derrubadas, sendo três na área urbana e seis na zona rural, deixando a cidade sem energia elétrica e inundando as casas com lama.
Com uma população de 5.228 habitantes, o município foi completamente afetado pela tempestade. Muitos moradores precisaram abandonar suas residências durante a enxurrada, e o prefeito Zé Bráulio (União) participou pessoalmente do resgate, utilizando cordas para ajudar as vítimas.
O prefeito afirmou, na manhã desta quarta-feira (08), que a prioridade era atender às necessidades urgentes da população, mas que o trabalho também se concentrava na recuperação da cidade, incluindo o restabelecimento de serviços essenciais, como água, energia elétrica e a limpeza das áreas afetadas.
Um mutirão de limpeza, que contou com 150 pessoas, foi realizado na manhã de quarta-feira. No final da manhã, o abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica foram totalmente normalizados. A prefeitura ainda não tem uma estimativa sobre o número de desabrigados e desalojados.
Minas Gerais enfrenta uma crise provocada pelas chuvas, com 41 municípios em situação de emergência. As cidades de Conceição do Pará, Coronel Fabriciano e Nepomuceno estão em estado de calamidade pública. Desde o fim de setembro, 11 mortes foram registradas devido aos temporais no estado, a maioria delas em dezembro. As vítimas foram de Uberlândia, Ipanema, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Raul Soares, Nepomuceno, Capinópolis e Alterosa.
De acordo com o boletim da Defesa Civil de MG desta terça-feira (07), 1.268 pessoas foram desalojadas no estado, enquanto 183 precisaram de abrigos públicos.