Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) realizou, nesta quarta-feira (12), mais uma fase da Operação Strangulatio, que tem como objetivo combater a atuação do crime organizado dentro do sistema prisional. Durante a ação, foram apreendidos um roteador, nove celulares e aproximadamente 1 quilo de drogas.
Os aparelhos estavam escondidos em buracos no chão das celas e dentro de sacolas, exigindo o uso de marretas pelos agentes para serem retirados. A operação teve como foco lideranças da facção Terceiro Comando Puro (TCP) e foi realizada nas penitenciárias Esmeraldino Bandeira e Jonas Lopes de Carvalho (Bangu 4), ambas localizadas no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
No início da manhã, os detentos foram retirados de suas celas e levados para o pátio do complexo penitenciário para que os agentes realizassem a vistoria nos alojamentos.
A operação ocorre em meio a investigações sobre irregularidades dentro da Seap. Na última segunda-feira (10), a Justiça determinou o afastamento de um subsecretário da pasta por suspeita de corrupção. Um detento denunciou que estava sendo coagido a pagar até R$ 600 mil em propina para obter um laudo médico que possibilitaria sua transferência para prisão domiciliar.
