Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Militar de São Paulo prendeu, na manhã desta quinta-feira (5), Luma Valéria Rovagnollo, conhecida como “Penélope” ou “Bela”, ex-integrante da cúpula feminina do Primeiro Comando da Capital (PCC). Foragida desde 2020, ela foi capturada por equipes da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) em um apartamento localizado na Vila Formosa, zona leste da capital paulista.
A prisão ocorreu durante uma operação que cumpria mandados de busca e apreensão. Após ser detida, Penélope foi encaminhada ao 69º Distrito Policial. Segundo a polícia, ela era uma das principais articuladoras do chamado “tribunal do crime” da facção, estrutura paralela usada para determinar execuções e punições dentro do grupo.
Luma já havia sido presa anteriormente. Em 2019, foi capturada em Mairiporã (SP), também em ação da Rota, quando foi flagrada com cinco armas de fogo dentro de um carro, entre elas um fuzil calibre 762. Na ocasião, foi indiciada por porte ilegal de armamento de grosso calibre.
Além das acusações por envolvimento com o tribunal do crime, Penélope também é investigada por participação em um roubo a residência ocorrido em 2022, na cidade de Americana (SP). De acordo com a Polícia Civil, ela teria alugado um imóvel vizinho ao da vítima como parte da estratégia para facilitar o assalto.
Luma Valéria foi alvo de uma operação da polícia em novembro de 2020, que mirava lideranças do PCC em Ribeirão Preto (SP), mas conseguiu escapar. Desde então, estava na lista de foragidos considerados de alta periculosidade pelas autoridades paulistas.
