Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O biólogo e divulgador científico Paulo Miranda Nascimento, conhecido como Pirulla, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (1º) e continuará o processo de reabilitação em casa. Internado desde 25 de maio, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em sua residência, em São Paulo, o youtuber seguirá acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
De acordo com nota divulgada pelo podcast Os Três Elementos, do qual é um dos apresentadores, Pirulla contará com apoio especializado de profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e nutrição. “A evolução tem sido constante, e o comprometimento dele com as atividades diárias é admirável. Está se dedicando com seriedade e bom humor à reabilitação, inclusive nos corrigindo sempre que deixamos escapar algum erro de português ou inglês. Ele segue com senso crítico afiado (e o apetite intacto)”, informou a equipe.
Referência na divulgação científica no Brasil, Pirulla comanda desde 2009 o Canal do Pirulla no YouTube, voltado à ciência, religião, evolução e paleontologia. Com mais de 1 milhão de inscritos na plataforma e mais de 200 mil seguidores no Instagram, ele se destaca no combate à desinformação e à pseudociência.
Formado em biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em zoologia pela Universidade de São Paulo (USP), onde pesquisou crocodiliformes fósseis da família Baurusuchidae.
Além do canal e do podcast, Pirulla é coautor do livro Darwin sem frescura (HarperCollins), escrito em parceria com o jornalista científico Reinaldo José Lopes. A obra busca apresentar as ideias de Charles Darwin de maneira acessível e atualizada para o público geral.