Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instagram anunciou, nesta terça-feira (11), o lançamento da “Conta de Adolescente” no Brasil, uma série de medidas que visam restringir o acesso de jovens entre 13 e 17 anos e dar aos pais maior controle sobre a atividade dos filhos na rede social.
A principal mudança é que todas as novas contas de adolescentes serão automaticamente configuradas como privadas. Isso significa que o perfil só poderá ser visto por seguidores aprovados, e o conteúdo não poderá ser compartilhado com quem não segue o perfil. Além disso, adolescentes só poderão receber mensagens de quem já seguem ou com quem já têm contato, e só poderão ser marcados ou mencionados por seus seguidores.
Restrições mais rígidas para menores de 16 anos
As restrições são ainda maiores para menores de 16 anos. Suas contas serão privadas para todos os usuários, incluindo aqueles que já seguem o perfil. Eles também precisarão da autorização dos pais para alterar as configurações de suas contas e torná-las menos protegidas.
Ferramentas de supervisão parental
Para adolescentes mais velhos (16 e 17 anos), os pais também podem ativar a supervisão parental, o que lhes permite ter maior controle sobre o acesso dos filhos. Com a supervisão ativada, os pais podem aprovar ou negar solicitações de alteração de configurações, ou permitir que os adolescentes as gerenciem sozinhos. Em breve, os pais também poderão alterar essas configurações diretamente para torná-las mais protetivas.
Restrições de conteúdo sensível
Além das mudanças nas configurações de privacidade, o Instagram também anunciou que menores de 18 anos serão automaticamente colocados na configuração mais restrita de controle de conteúdo sensível. Isso significa que eles terão menos chances de ver conteúdos como brigas ou promoções de procedimentos cosméticos em áreas como o Explorar e nos Reels.
Implementação gradual
A implementação da “Conta de Adolescente” já está em andamento no Brasil, segundo a Meta. As novidades foram comunicadas em setembro do ano passado e fazem parte de um esforço do Instagram para tornar a plataforma mais segura para os jovens.
Novas regras entram em vigor em breve
As novas regras para contas de adolescentes no Instagram entram em vigor em breve no Brasil e na América Latina. A partir desta data, jovens menores de 16 anos terão suas contas automaticamente classificadas como “Contas de Adolescente”.
