🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Domingo (23) no Mercado Livre
🛍️ Ver Ofertas no Mercado Livre🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Domingo (23) na Shopee
🧡 Ver Ofertas na ShopeeUm robô humanoide chinês correu os 100 metros rasos em 9,39 segundos neste sábado (22) e superou o recorde mundial humano de Usain Bolt (9,58 segundos), estabelecido em 2009. A prova fez parte das eliminatórias da segunda edição dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides, realizados em Pequim.
O robô Tiangong Ultra, desenvolvido pelo Centro de Inovação de Robôs Humanoides de Pequim, venceu sua bateria após uma arrancada nos metros finais contra o Lightning, modelo criado pela fabricante de smartphones Honor. O Lightning também ficou abaixo do recorde humano, registrando o tempo de 9,47 segundos.
Oferta relâmpago de hoje: 23 produtos com descontos de até 71% OFF – confira a lista completa
Evolução impressionante
O resultado representa um salto significativo em relação à primeira edição do torneio, em 2025, quando o Tiangong Ultra venceu os mesmos 100 metros com o tempo de 21,50 segundos. Antes da competição oficial, a emissora estatal chinesa CCTV havia divulgado que o Lightning completou um teste preparatório em 9,32 segundos, atingindo velocidade máxima de 14,5 metros por segundo.
O Lightning, que em abril venceu a meia-maratona humanoide em 50 minutos e 26 segundos, teve suas pernas alongadas em 10 centímetros para a disputa em Pequim, passando de 95 centímetros para 1,05 metro.
Competição em grande escala
A segunda edição dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides reúne 2.056 robôs de 666 equipes, vindos de 16 países e seis continentes — um salto em relação aos 280 times da edição de estreia. O evento, que ocorre no Óvalo Nacional de Patinação de Velocidade de Pequim e vai até quarta-feira (26), inclui 51 modalidades e mais de mil disputas, que vão do atletismo ao futebol, além de tênis de mesa, dança, levantamento de peso, queda de braço e tarefas industriais.
Outros recordes
No mesmo dia, um robô humanoide da empresa X-Humanoid alcançou 2,88 metros no salto em altura, superando o recorde humano de 2,45 metros, estabelecido pelo cubano Javier Sotomayor em 1993, e os 0,95 metro registrados na edição anterior do evento. A competição ocorre em paralelo à Conferência Mundial de Robôs 2026, na qual empresas exibem cerca de 3 mil produtos em Pequim.


















































































