Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma espanhola de 22 anos morreu nesta sexta-feira (03) após ser atingida por uma das presas de um elefante no Koh Yao Elephant Care, um santuário localizado na cidade de Yao Yai, na Tailândia. Blanca Ojanguren, estudante de Direito e Relações Internacionais da Universidade de Valladolid, estava em viagem de férias pela Ásia após concluir um intercâmbio acadêmico em Taiwan.
Durante a estadia, Blanca Ojanguren participou de uma das atividades turísticas mais comuns no país: dar banho em elefantes resgatados.
De acordo com testemunhas, o elefante reagiu de maneira inesperada quando Blanca passou em frente a ele, atingindo-a com uma de suas presas. Apesar dos esforços médicos, ela não resistiu aos ferimentos. Após o ocorrido, a página do santuário no Instagram foi retirada do ar, mas em perfis de turistas que visitaram o local, é possível ver pessoas de todas as idades participando dessa atividade, que ajuda a financiar os cuidados com os elefantes.
A Universidade de Navarra, onde Blanca estudava, foi procurada pelo jornal El Español, mas preferiu não comentar, citando o desejo da família por privacidade neste momento difícil. O Ministério de Relações Exteriores da Espanha informou ao El País que o Consulado em Bangkok está prestando assistência consular aos familiares da jovem.
A Tailândia abriga mais de 4 mil elefantes em seus santuários, parques nacionais e reservas naturais. Nos últimos 12 anos, o país registrou 240 acidentes fatais envolvendo esses animais, sendo a maioria causada pela invasão de áreas habitadas por elefantes devido à destruição de seu habitat natural.