Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, registrou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã deste domingo (18), na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Médico infectologista de 41 anos, Xaud conta com o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, e deve ser o único candidato na eleição marcada para 25 de maio, que escolherá o sucessor de Ednaldo Rodrigues.
A candidatura de Xaud provavelmente inviabilizou a de Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha o suporte de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações estaduais — número insuficiente para cumprir o regulamento eleitoral da CBF, que exige o endosso de, no mínimo, 8 federações para inscrição de chapa.
Entre as 27 federações estaduais, Xaud não obteve o apoio apenas de São Paulo e Mato Grosso. Entre os clubes que compõem sua chapa estão Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda. A consolidação da candidatura só foi possível após mudanças de posicionamento de alguns clubes e federações, incluindo Amazonas, CRB e Criciúma, que haviam assinado anteriormente notas da Liga Forte União do Futebol Brasileiro (LFU) e da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
O edital de convocação da eleição permite o registro de chapas até a próxima terça-feira (20). Uma reunião do Conselho Nacional de Clubes está marcada para segunda-feira (19), na sede da CBF. Inicialmente, Xaud havia sugerido alterar a data da votação para não coincidir com a rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece aos domingos. Contudo, a CBF decidiu permitir a votação remota, eliminando a necessidade de presença física dos eleitores.
A chapa de Samir Xaud inclui oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Ivanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Em conversas preliminares com dirigentes, Xaud comentou possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro e investimentos em arbitragem. Os apoiadores do candidato, antes considerados neutros, agora são chamados de “xauds” no meio futebolístico.
Salvo alguma tentativa judicial de última hora, Samir Xaud deve ser o único candidato na eleição que definirá o próximo presidente da CBF para o mandato 2025-2029.
Lista dos clubes que apoiam a candidatura de Samir Xaud:
-
Amazonas
-
Botafogo
-
CRB
-
Criciúma
-
Grêmio
-
Palmeiras
-
Paysandu
-
Remo
-
Vasco
-
Volta Redonda
Federações que apoiam a candidatura:
-
Federação Alagoana de Futebol
-
Federação Amapaense de Futebol
-
Federação Amazonense de Futebol
-
Federação Bahiana de Futebol
-
Federação Catarinense de Futebol
-
Federação Cearense de Futebol
-
Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul
-
Federação de Futebol do Distrito Federal
-
Federação de Futebol do Estado do Acre
-
Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo
-
Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro
-
Federação de Futebol do Piauí
-
Federação Gaúcha de Futebol
-
Federação Goiana de Futebol
-
Federação Maranhense de Futebol
-
Federação Mineira de Futebol
-
Federação Norte-rio-grandense de Futebol
-
Federação Paraense de Futebol
-
Federação Paraibana de Futebol
-
Federação Paranaense de Futebol
-
Federação Pernambucana de Futebol
-
Federação Rondoniense de Futebol
-
Federação Roraimense de Futebol
-
Federação Sergipana de Futebol
-
Federação Tocantinense de Futebol
Perfil de Samir Xaud
Natural de Boa Vista, Samir Xaud é médico infectologista, com especialização em medicina esportiva. Filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol por quatro décadas, Samir foi eleito para sucedê-lo à frente da entidade. Em publicação nas redes sociais na última sexta-feira (16), a Federação Roraimense exaltou o dirigente por realizar “uma verdadeira revolução no futebol local, elevando Roraima a patamares jamais alcançados em termos de organização, visibilidade e paixão pelo esporte”, sem, no entanto, anunciá-lo oficialmente como candidato à CBF.
