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Na manhã desta sexta-feira (19), o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que o apagão cibernético global afetou sistemas da Corte no decorrer da madrugada, mas que os principais serviços “já foram restabelecidos”.
Além de afetar os sistemas do STF, a falha provocou atrasos em voos e prejudicou serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo.
O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, que é fornecedora de serviços de segurança digital.
O STF informou que, por volta das 7h, o portal da Suprema Corte brasileira na internet foi restabelecido e que, ainda na manhã desta sexta, sistemas judiciais e administrativos estavam operando adequadamente.
No entanto, STF garantiu que serviços de apoio, usados por funcionários, ainda estão sendo reativados.
“O problema também deixou inacessíveis centenas de estações de trabalho que precisam ser recuperadas manualmente, uma a uma, pela equipe técnica, uma vez que a empresa não encontrou uma solução que pudesse ser aplicada de forma centralizada”, diz comunicado interno do STF.
Conforme a Corte brasileira, os sistemas de apoio informático e os canais de atendimento processual estão disponíveis para apoiar os servidores e esclarecer dúvidas sobre processos judiciais.
Além disso, a Ouvidoria do STF está ativa para receber sugestões e reclamações.