Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A ilha da Itália que tem praias paradisíacas e multa turistas que roubam areia. As autoridades da Sardenha tiveram que tomar medidas rigorosas para preservar a natureza. A Sardenha, a impressionante ilha italiana, é há muito tempo um destino turístico cobiçado graças aos seus quilômetros de praias de areias brancas. No entanto, o que muitos visitantes não sabem é que levar uma lembrança dessas praias pode acarretar multas severas.
As autoridades da Sardenha implementaram – desde 2017 – medidas rigorosas para evitar o roubo de areia, pedras e conchas de suas famosas praias. Por lei nacional, as multas podem chegar a 3.000 euros (quase três milhões de pesos argentinos) pelo roubo de bens públicos. O mínimo é cerca de 600 euros (cerca de 600.000 pesos argentinos). Infelizmente, nem todos os turistas respeitam essas regras. Durante os primeiros meses de 2024, foram registrados vários tentativas de contrabando de restos naturais fora da ilha.
Um turista francês foi surpreendido tentando embolsar estalagmites e conchas, enquanto uma família alemã foi encontrada com um quilo de pedras. Segundo a CNN, as autoridades tomaram medidas enérgicas para evitar essas práticas. A Embaixada da Alemanha em Roma publicou um aviso em sua página no Facebook explicando que roubar areia provoca um “dano significativo”.O grupo de defesa Sardegna Rubata e Depredata (Sardenha Roubada e Saqueada), que trabalha incansavelmente em campanhas de conscientização, estimou que em 2021 foram retiradas seis toneladas de areia das praias da Sardenha, um fato bastante alarmante.
Os moradores costumam denunciar e alertar os turistas. Os sardos são orgulhosos e conscientes das maravilhas de sua ilha e querem preservá-las. Um administrador da página explicou à CNN: “O propósito do nosso site é criar conscientização pública sobre este problema. Todo ano nos encarregamos de devolver tudo aos lugares de origem ao final da temporada de verão”. “Levar uma única garrafa de areia faz com que o trabalho longo e paciente da natureza seja em vão.
Portanto, se você for de férias para a Sardenha, tire fotos, observe a magnífica natureza, ouça os sons, sinta os aromas da natureza, mantenha as lembranças na sua mente, mas não leve o que não lhe pertence, pois pertence a todos”, concluiu. No entanto, a maioria dos turistas não percebe a gravidade de seu delito. Encher uma garrafa ou saco plástico com areia e levá-la para casa pode parecer inofensivo, mas na verdade é uma violação grave das normas locais.
Impacto ambiental
Em outro caso que ganhou destaque, segundo o jornal local L’Unione Sarda, foi relatado que um turista de Nápoles residente na Grã-Bretanha foi multado em mais de 1.000 dólares por roubar areia em uma praia próxima a Olbia. O roubo de areia e pedras não é apenas um crime, mas também tem graves consequências ecológicas. Em 2019, após a prisão de um casal francês com 14 garrafas cheias de areia, o cientista ambiental Pierluigi Cocco explicou à BBC: “Se você multiplicar metade dessa quantidade por 5% do milhão de turistas por ano, em poucos anos isso contribuiria significativamente para a redução das praias”.