Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Países muçulmanos pedem boicote a produtos franceses após comentários de Macron

RFI – O presidente turco Recep Tayyip Erdogan atacou novamente o presidente francês Emmanuel Macron neste domingo (25), cujos comentários recentes sobre o Islã geraram críticas, protestos e apelos por um boicote aos produtos franceses em países do mundo muçulmano, como o Qatar, o Kuwait, a Arábia Saudita e a Jordânia, além da Turquia. A França reagiu pedindo aos governos dos países envolvidos que “parem” com os apelos ao boicote e se manifestem, solicitando também que “garantam a segurança dos franceses que vivem em seus territórios”.

O próprio Macron tuitou logo depois da reação do Palácio do Eliseu ao boicote muçulmano: “Liberdade, nós a valorizamos; igualdade, nós garantimos; fraternidade, nós a vivemos com intensidade. Nada nos fará recuar, nunca.” “Vamos continuar. Respeitamos todas as diferenças em um espírito de paz. Nunca aceitamos discursos de ódio e defendemos um debate razoável”, acrescentou o presidente francês, também em árabe e inglês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O presidente turco mais uma vez questionou a sanidade de Emmanuel Macron, essencialmente repetindo suas palavras do dia anterior. Erdogan já havia denunciado como uma provocação há duas semanas as declarações de Macron sobre o “separatismo islâmico” e a necessidade de “estruturar o Islã” na França, enquanto o chefe do Executivo francês apresentava seu futuro projeto de lei sobre este assunto.

O líder turco também criticou seu homólogo francês por ter prometido que a França continuaria a defender a liberdade de se fazer e publicar caricaturas do profeta Maomé. Na quarta-feira, Macron se referiu a elas durante a cerimônia de homenagem a Samuel Paty, o professor francês decapitado em um ataque islâmico por mostrar esses desenhos em sala de aula.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A promessa de defender a liberdade de expressão do chefe de Estado francês gerou uma enxurrada de críticas em muitos países de maioria muçulmana, de líderes políticos e religiosos, de autoridades eleitas, mas também de cidadãos comuns. Na Líbia, onde os comentários anteriores de Macron foram descritos como “provocativos” nas redes sociais, os usuários da internet convocaram manifestações no domingo na grande Praça dos Mártires, no centro de Trípoli. Mas menos de 70 pessoas responderam, incluindo mulheres e crianças. Mas fotos de Macron e bandeiras francesas foram pisoteadas e incendiadas.

Boicote, protestos, bandeiras e fotos queimadas

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No sábado, cerca de 200 pessoas se reuniram em frente à residência do embaixador francês em Israel. E, na Faixa de Gaza, os manifestantes queimaram fotos do presidente francês. Na localidade tunisiana de El Kamour, às portas do Saara, um desfile anti-França reuniu algumas dezenas de pessoas no domingo, segundo imagens divulgadas por um coletivo local.

Como em outros países, as chamadas para boicotar os produtos franceses se espalharam nas redes sociais. Mas outros internautas tunisianos criticaram os meios usados ​​para defender o profeta, ridicularizaram as tentativas de boicote e defenderam a liberdade de expressão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Também no Magrebe, o chefe do partido islâmico argelino Frente da Justiça e do Desenvolvimento, Abdallah Djaballah, apelou ao boicote aos produtos franceses e pediu a convocação do embaixador francês.

No Marrocos, o partido de oposição Istiqlal (centro-direita) denunciou “a persistência repetida na publicação de caricaturas insultando o profeta” Maomé, bem como as “declarações estigmatizantes do Islã que afetam o sentimento religioso comum dos muçulmanos do mundo, principalmente os da França “.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A associação marroquina Movimento pela Singularidade e Reforma, braço religioso do Partido da Justiça e Desenvolvimento, reafirmou “a sua condenação” a uma publicação “em nome de uma chamada liberdade de expressão”. No Oriente Médio, um apelo simbólico ao boicote também ocorreu em Bab al-Hawa, um ponto de passagem de fronteira no noroeste da Síria, em mãos rebeldes e onde poucos produtos franceses chegam.

Manifestações foram organizadas “em várias regiões fora do controle do regime” de Damasco, disse ami Abdel Rahmane, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), acrescentando que fotos de Macron foram queimadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 Na vizinha Jordânia, o ministro de Assuntos Islâmicos, Mohammed al-Khalayleh, disse que “ofender” os profetas “não é uma questão de liberdade pessoal, mas um crime que incentiva a violência”.

No Líbano, a manifestação planejada em frente à embaixada da França no domingo não atraiu – como no dia anterior – ninguém, exceto dezenas de soldados e forças de controle de distúrbios.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Insulto deliberado”

 O poderoso movimento xiita Hezbollah condenou “fortemente o insulto deliberado feito ao profeta”, expressando em um comunicado de imprensa sua “rejeição à persistente posição francesa que consiste em encorajar esta afronta perigosa”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 No Kuwait, o Ministro das Relações Exteriores, Sheikh Ahmed Nasser al-Mohammed al-Sabah, “encontrou” a embaixadora francesa Anne-Claire Legendre. “Falaram do crime hediondo sofrido por um professor de francês”, informa um comunicado kuwaitiano, especificando que o ministro sublinhou ainda “a importância de pôr fim aos ataques às religiões monoteístas e aos profetas em certos discursos oficiais susceptíveis de agravar o ódio”.

No Iraque, Rabaa Allah, a última nascida das facções armadas pró-Irã – e a mais poderosa -, afirmou estar pronta “para responder”, sem maiores detalhes, após o que ela descreveu como “um insulto a um bilhão e meia pessoas”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 Recentemente, os pró-iranianos no Iraque atearam fogo a uma televisão por insultar o Islã e também à sede de um partido curdo em Bagdá. No Paquistão, finalmente, o primeiro-ministro Imran Khan também reagiu no domingo acusando Macron de “atacar o Islã”.

 Ele “poderia ter preferido o apaziguamento ao invés de criar uma polarização e marginalização adicionais que inevitavelmente levam à radicalização”, tuitou o premiê paquistanês.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Com informações da AFP

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

dívidas

Economia

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (27) a prorrogação das ofertas do programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, destinada a pessoas com renda...

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta quarta-feira (27) os planos para transferir a sede administrativa do Estado de São Paulo do Morumbi...

Últimas Notícias

Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron participaram, nesta quarta-feira (27), da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino...

Últimas Notícias

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estiveram presentes nesta quarta-feira (27) na cerimônia de batismo...

Últimas Notícias

Após meses de investigação, a Polícia Federal em São Sebastião concluiu o inquérito que investigava o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto a supostas ações de...

Destaques

Um estudo inovador publicado nesta terça-feira (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) desnuda a profunda desigualdade que marca o Brasil. O Mapa da Desigualdade...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na quarta-feira (27) um homem de 36 anos suspeito de criar um sistema de venda ilegal de...

Últimas Notícias

 A Polícia Civil de São Paulo, em uma ação contundente contra o crime organizado, realizou na quarta-feira (27) a maior apreensão de cocaína dos...

PM PM

São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (27), policiais da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat) realizaram uma operação bem-sucedida que resultou na prisão...

soldados da PM soldados da PM

São Paulo

O Governo de São Paulo publicou nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Estado o edital para o concurso público que visa contratar 2.700...

Brasil

No dia 14 de março, em Curitiba (PR), ocorreu um incidente envolvendo um trabalhador que limpava a fachada de um prédio localizado na Avenida...

Brasil

Os advogados associados a Jair Bolsonaro (PL) formalizaram uma solicitação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, requerendo a liberação do...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit