quarta-feira, 12 de maio de 2021

Diretor-assistente da OMS é investigado na Itália

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 1

(ANSA) – O Ministério Público da Itália abriu uma investigação contra o diretor-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ranieri Guerra, por falso testemunho em um interrogatório no dia 5 de novembro sobre a pandemia do novo coronavírus.   

O inquérito tramita na Procuradoria de Bergamo, uma das províncias mais atingidas pela crise sanitária no país. Em novembro, Guerra foi ouvido pelo MP como “pessoa informada sobre os fatos” a respeito do plano do governo de combate a pandemias, que não era atualizado desde 2006.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 2

Entre 2014 e 2017, Guerra foi diretor de prevenção sanitária no Ministério da Saúde, cargo que, em tese, era responsável pela elaboração desse documento. Em seu interrogatório, ele disse que o plano não precisava ser revisto, já que não haviam sido registrados graves episódios epidemiológicos antes da disseminação da Covid-19. 

  No entanto, os investigadores constataram que tanto a União Europeia quanto a OMS recomendaram a atualização do plano. Além disso, o MP quer esclarecer o episódio da remoção de um relatório crítico à Itália do site da Organização Mundial da Saúde. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 3

Entre outras coisas, o texto afirmava que os hospitais italianos tiveram uma resposta inicial ao novo coronavírus “improvisada, caótica e criativa” e que o plano do país de combate a pandemias não era atualizado desde 2006.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 5
Gazeta Brasil
Gazeta Brasilhttps://www.gazetabrasil.com.br
A Gazeta Brasil é um jornal brasileiro diário editado na cidade de São Paulo. Publica textos, fotos, vídeos no formato digital. Faz parte do grupo AZComm Comunicação e Eventos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Últimos artigos