Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Xi Jinping articula plano para controlar internet global, revelam documentos vazados

O líder chinês Xi Jinping ordenou pessoalmente ao regime comunista que concentrasse seus esforços no controle da internet global, deslocando o papel influente dos Estados Unidos, de acordo com documentos internos do governo recentemente obtidos pelo Epoch Times.

Em um discurso de janeiro de 2017, Xi disse que o “poder de controlar a Internet” havia se tornado o “novo ponto focal da competição estratégica nacional [da China ]” e apontou os Estados Unidos como uma “força rival” que se coloca no caminho das ambições do regime.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O objetivo final do discurso era tornar conhecido que o Partido Comunista Chinês (PCC) quer controlar todo o conteúdo da Internet global, para que o regime possa exercer o que Xi descreveu como “poder da palavra” sobre as comunicações e discussões no cenário mundial.

Xi delineou a visão de “usar a tecnologia para governar a Internet” a fim de obter controle total sobre todas as partes do ecossistema online: sobre aplicativos, conteúdo, qualidade, capital e trabalho.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Seus comentários foram feitos na quarta reunião de liderança do principal regulador da Internet do regime, a Comissão Central para Assuntos do Ciberespaço, em Pequim, em 4 de janeiro de 2017, e detalhados em documentos internos emitidos pelo governo provincial de Liaoning , no sudeste da China.

As declarações confirmam os esforços feitos por Pequim nos últimos anos para promover sua própria versão autoritária da Internet como modelo para o mundo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em outro discurso de abril de 2016, detalhado em um documento interno do governo da cidade de Anshan na província de Liaoning, Xi proclamou com confiança que na “luta” para controlar a internet, o PCC deixou de jogar como “Defesa passiva” para jogar “ataque e defesa “ao mesmo tempo.

Tendo construído com sucesso o aparelho de vigilância e censura da Internet mais extenso e sofisticado do mundo, conhecido como o Grande Firewall , o PCC sob Xi está se voltando para o exterior, defendendo uma Internet chinesa cujos valores vão contra o modelo aberto defendido pelo Ocidente. Em vez de priorizar o fluxo livre de informações, o sistema do PCC se concentra em dar ao Estado a capacidade de censurar, espionar e controlar os dados da Internet.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Contra os EUA

O líder chinês reconheceu que o regime está atrasado em relação aos Estados Unidos – o jogador dominante neste campo – em áreas-chave como tecnologia, investimento e talento.

Para realizar suas ambições, Xi enfatizou a necessidade de “administrar as relações da Internet com os Estados Unidos”, enquanto “faz preparativos para travar uma guerra dura” com o país nessa área.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O regime deve usar as empresas americanas para atingir seu objetivo, disse Xi, sem entrar em detalhes sobre como isso seria feito.

Ele também ordenou que o regime aumente sua cooperação com a Europa , países em desenvolvimento e estados membros da ” inciativa Um Cinturão Uma Rota “, para formar um “contrapeso estratégico” contra os Estados Unidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A iniciativa Um Cinturão Uma Rota (OBOR) é um grande projeto de investimento em infraestrutura lançado por Pequim para conectar a Europa, Ásia , África e Oriente Médio por meio de uma rede de conexões ferroviárias, marítimas e rodoviárias. O plano foi criticado pelos Estados Unidos e outros países ocidentais, que disseram ser um canal para Pequim aumentar seus interesses políticos e comerciais nos Estados membros, ao mesmo tempo em que sobrecarrega os países em desenvolvimento com uma pesada dívida.

A OBOR também pressionou os países a aderirem a projetos de “rota da seda digital”, que envolvem infraestrutura de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Pelo menos 16 países assinaram memorandos de entendimento com o regime para trabalhar nesta área.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Estratégia tripla

Xi ordenou que o regime se concentrasse em três áreas “críticas” em sua busca pelo controle da Internet global.

Primeiro, Pequim precisa ser capaz de “estabelecer as regras” que governam o sistema internacional. Em segundo lugar, deve instalar substitutos do PCC em cargos seniores em organizações globais da Internet. Terceiro, o regime deve controlar a infraestrutura subjacente à Internet, como servidores raiz, disse Xi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os servidores raiz do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) são essenciais para as comunicações na Internet em todo o mundo. Direciona os usuários aos sites que pretendem visitar. Existem mais de 1.300 servidores raiz no mundo, cerca de 20 dos quais estão na China, enquanto os Estados Unidos têm cerca de 10 vezes mais, de acordo com o site root-servers.org .

Se o regime chinês obtiver controle sobre mais servidores raiz, poderá redirecionar o tráfego para onde quiserem, disse Gary Miliefsky, especialista em segurança cibernética e editor da Cyber ​​Defense Magazine, ao Epoch Times. Por exemplo, se um usuário quiser ir a um artigo de notícias sobre um tópico que Pequim considera sensível, o servidor DNS do regime pode direcionar o usuário a uma página falsa que diz que o artigo não está mais na Internet.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“No momento em que você controla a raiz, pode falsificar ou falsificar qualquer coisa”, disse ele. “Você pode controlar o que as pessoas veem, o que as pessoas não veem.”

Nos últimos anos, o regime fez progressos no avanço da estratégia de Xi.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 2019, a gigante chinesa das telecomunicações Huawei propôs pela primeira vez a ideia de uma Internet completamente nova, chamada New IP (Internet Protocol), para substituir a infraestrutura de meio século que sustenta a web. Eles disseram que o novo IP seria mais rápido, mais eficiente, flexível e seguro do que a Internet atual, e construído pelos chineses.

Embora a nova propriedade intelectual possa levar a uma rede global aprimorada, Miliefsky disse, “o preço por isso é a liberdade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não haverá liberdade de expressão. E haverá escuta em tempo real, o tempo todo, de todos “, disse ele. “Qualquer um que se juntar a ele será interceptado por um único governo.”

A proposta foi feita em uma reunião de setembro de 2019 realizada na International Telecommunication Union (ITU), uma agência da ONU responsável por estabelecer padrões para problemas de computação e comunicação que atualmente é liderada pelo cidadão chinês Zhao Houlin. O novo IP será formalmente discutido na Assembleia Mundial de Padronização das Telecomunicações da UIT em março de 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Miliefsky disse que é improvável que o plano obtenha amplo apoio entre os países, mas que pode ser adotado por Estados autoritários com ideias semelhantes, como a Coréia do Norte e, posteriormente, por países que assinaram o BRI e estão lutando para pagar seus empréstimos à China.

Isso aceleraria uma ramificação da Internet, o que analistas como o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, chamaram de “splinternet”, disse Miliefsky. “A rede comunista e o resto do mundo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Epoch Times entrou em contato com a Huawei para comentar.

Importando talento

De acordo com o documento, Xi ordenou que o regime do PCC estabelecesse “três ecossistemas” – tecnologia, indústria e política – para desenvolver tecnologias básicas de Internet.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Ter trabalhadores qualificados era a chave para esse plano, e Xi ordenou que talentos em todo o mundo fossem recrutados. Isso seria feito por meio de empresas chinesas, prescreveu Xi.

Xi disse às empresas chinesas para convidar “proativamente” “talentos de alto nível” estrangeiros e estabelecer centros de pesquisa no exterior e contratar especialistas de origem chinesa e estrangeira para trabalhar para eles.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entretanto, Xi apelou ao regime para estabelecer um sistema de formação profissional na China, que pode desenvolver sistematicamente uma força de trabalho altamente qualificada a longo prazo.

Ele também ordenou que funcionários de cada nível de governo orientassem as empresas chinesas no desenvolvimento de seus planos de negócios, a fim de se alinharem com os objetivos estratégicos do regime e encorajar as empresas capazes a tomar a iniciativa de desenvolver inovações em tecnologias.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As empresas devem ser educadas para ter “consciência nacional e salvaguardar os interesses nacionais”, disse Xi. Só então o regime deve apoiar e encorajar sua expansão.

Como o talento e a tecnologia essenciais estão concentrados no exterior, o líder chinês também ordenou às autoridades que apoiassem o desenvolvimento de um grupo de empresas multinacionais de Internet que podem ter influência global.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Tornando a Internet vermelha

Xi, em seu discurso de 2016, disse que todo o conteúdo da Internet se enquadra em três categorias: “zona vermelha, zona preta e zona cinza”.

O conteúdo da “zona vermelha” refere-se ao discurso alinhado com os requisitos de propaganda do PCC, enquanto o material da “zona negra” viola essas regras. O conteúdo na “área cinza” está no meio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Devemos consolidar e expandir a zona vermelha e expandir sua influência na sociedade”, disse Xi em um discurso que vazou em agosto de 2013. “Devemos ousadamente entrar na zona negra [e lutar duro] para que gradualmente mude de cor. Devemos lançar ações em grande escala visando a zona cinza para acelerar sua conversão para a zona vermelha e evitar que se torne a zona negra.

Dentro da China, o PCC tem domínio absoluto sobre o conteúdo e discussão da Internet através do Grande Firewall, um enorme aparato de censura da Internet que bloqueia sites estrangeiros e censura conteúdo que o partido considera inaceitável. Ele também contrata um enorme exército de trolls online, chamado de “exército de 50 centavos”, para manipular a discussão online. Um relatório recente descobriu que o PCC envolve 2 milhões de comentaristas pagos na Internet e conta com uma rede de 20 milhões de voluntários em tempo parcial para realizar trollagem online.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Freedom House, em seu relatório anual de liberdade na internet, classificou a  China como o pior abusador da liberdade da internet do mundo, pelo sexto ano consecutivo. Cidadãos chineses foram presos por usar software para contornar o Grande Firewall e punidos por postar comentários online desfavoráveis ​​ao regime chinês. Em um incidente notório durante os estágios iniciais da pandemia, o médico denunciante Li Wenliang foi repreendido pela polícia por “espalhar boatos” após alertar colegas em um grupo de bate-papo de mídia social sobre um vírus semelhante ao SARS na cidade de Wuhan .

Nos comentários de 2017, Xi disse ao regime para formar um grupo maior de pessoas “vermelhas” influentes na Internet para moldar as percepções dos usuários sobre o PCC. Ele também pediu uma expansão de do exército de 50 centavos das forças armadas para operar dentro e fora da Internet da China.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde a pandemia, o PCC intensificou dramaticamente seus esforços para influenciar a opinião pública no exterior. Usando grandes redes de contas de trolls no Twitter e no Facebook, o regime conseguiu espalhar e amplificar propaganda e desinformação sobre questões como a pandemia, tensões raciais nos Estados Unidos e a opressão do regime aos muçulmanos uigur em Xinjiang.

*Com informações de Epoch Times

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Destaques

✅Alexandre De Moraes Diz Que Bolsonaro Não Buscou Asilo Na Embaixada Da Hungria E Arquiva Ação Alexandre de Moraes diz que Bolsonaro não buscou...

RESUMO DO DIA

✅Governo Encaminha Primeiro Projeto De Regulamentação Da Reforma Tributária Para Análise Na Câmara Dos Deputados Governo encaminha primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária...

RESUMO DO DIA

✅Ataque Ao Sistema De Pagamentos Governamentais Desvia R$ 2 Milhões Para Estabelecimento Comercial Em São Paulo Ataque ao sistema de pagamentos governamentais desvia R$...

RESUMO DO DIA

  ✅Arrecadação Federal Atinge Recorde De R$ 190,6 Bilhões Em Março, Maior Resultado Para O Mês Em 30 Anos CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO...

RESUMO DO DIA

✅Haddad Descarta Invasão Por Hackers E Assegura Integridade Do Sistema De Pagamento Da União Haddad descarta invasão por hackers e assegura integridade do sistema...

RESUMO DO DIA

Euro: 5,16 Dolar: 5,50 ✅‘Caso Tio Paulo’: Mulher Gravada Com Idoso Morto Em Banco Tem Problemas Psiquiátricos, Apontam Relatórios Apresentados Pela Família CONTINUE LENDO...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Bebê de 1 ano morre após receber medicação na veia em UPA da zona leste de SP

São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo iniciou uma investigação sobre a morte de uma bebê de 1 ano na UPA 26 de Agosto, localizada...

Joca Joca

Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos informaram nesta quarta-feira (24) que foi instaurado um processo administrativo...

STJ Marcola STJ Marcola

Brasil

Na manhã desta quarta-feira (24), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Santa Catarina realizou a prisão de Leonardo Alexander Ribeiro...

Morro dos Macacos Morro dos Macacos

Brasil

Na madrugada de quarta-feira (24), o Morro dos Macacos, situado em Vila Isabel, na zona norte do Rio, foi palco de um intenso confronto...

Funcionário de hospital é morto a tiros e tem cabeça decepada em Fortaleza Funcionário de hospital é morto a tiros e tem cabeça decepada em Fortaleza

Brasil

  Um funcionário do Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), localizado em Fortaleza, Ceará, foi brutalmente assassinado na manhã desta terça-feira (23/4), em meio...

Austrália vapes Austrália vapes

São Paulo

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal deram início, nesta quarta-feira (24), à Operação Refil Verde, visando...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit