Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Milhares protestam na Hungria contra construção de universidade chinesa

DW – Pelo menos 10 mil húngaros saíram às ruas de Budapeste no sábado (05/06) para protestar contra o projeto de construção de um campus de uma universidade chinesa na capital húngara.

O projeto, que é apoiado pelo primeiro-ministro Viktor Orbán, prevê que os húngaros arquem com grande parte dos custos da iniciativa – 1,5 bilhão (R$ 9 bilhões). O campus seria uma filial da Universidade Fudan, que tem sede em Xangai. Se o projeto for adiante, esta será a primeira universidade chinesa com um campus na Europa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A iniciativa prevê que cerca de 1,3 bilhão de euros a serem pagos pelos húngaros viriam na forma de um empréstimo chinês, de acordo com documentos obtidos pelo grupo húngaro de jornalismo investigativo Direkt36.

A entrega do campus, a ser erguido numa área de 500 mil m² quadrados, está prevista para 2024. O projeto prevê que campus será construído inteiramente com mão de obra e materiais chineses.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Prefeito verde lidera reação

De acordo com pesquisas, a grande maioria dos húngaros se opõe ao plano de pagar pela construção de uma universidade estrangeira na área, que orginalmente estava reservada para a construção de moradias populares para estudantes de famílias rurais de baixa renda.

“Não concordo com o fortalecimento das relações feudais de nosso país com a China”, disse Patrik, um estudante de 22 anos que participou dos protestos. Ele disse que o valor da obra deveria ser usado ​​”para melhorar nossas próprias universidades em vez de construir uma chinesa”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O Fidesz [partido de Orbán] está vendendo no atacado a moradia dos estudantes húngaros, e seu futuro, apenas para trazer uma universidade de elite da ditadura chinesa para o país”, escreveram os organizadores do protesto no Facebook.

Gergely Karacsony, prefeito verde de Budapeste, que lidera uma coalizão de centro-esquerda e é um dos principais críticos de Orbán , pediu que o primeiro-ministro abandone o projeto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Recentemente, para reforçar sua oposição, o prefeito determinou a mudança dos nomes de várias vias públicas que ficam nas proximidades do terreno reservado para a obra. Os nomes foram especialmente escolhidos para provocar os chineses, constranger Orbán e denunciar as violações dos direitos humanos no país asiático. Entre os novos nomes estão, “Rua Hong Kong Livre”, “Rua Dalai Lama” e “Rua dos Mártires Uigures”.

Gergely Karacsony já anunciou que pretende lançar uma candidatura a premiê nas eleições de 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os chineses reagiram furiosos. “Esse comportamento é desprezível”, disse Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Acusações de hipocrisia

O governo de Orbán argumenta que a Universidade Fudan pode permitir que milhares de estudantes húngaros e internacionais possam adquirir uma educação de alta qualidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas o projeto também provocou acusações de hipocrisia contra o premiê ultranacionalista, já que Órban ganhou popularidade entre a extrema direita mundial ao praticamente expulsar do país a Central European University (CEU), do bilionário e filantropo húngaro-americano George Soros.

Fundada em 1991, em Budapeste, a CEU deixou a Hungria em 2018, após o governo húngaro dificultar a renovação da autorização de funcionamento. Soros, de 90 anos, costuma ser alvo de teorias conspiratórias por movimentos extremistas pelo mundo, que o pintam como um “globalista” e o usam regularmente como bode expiatório para todo o tipo de crise. Muitas vezes, as acusações contra Soros usam linguagem próxima do antissemitismo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A CEU irritava especialmente o grupo de Orbán por patrocinar causas democráticas, pró-europeias e liberais. O grupo de Orbán também costumava acusar, sem provas, a CEU de minar as fundações do estado húngaro e até mesmo a civilização europeia.

O fato de Orbán, que usa de retórica anticomunista, ter liderado uma ofensiva contra a CEU e agora incentivar a construção do primeiro campus de uma universidade chinesa não passou despercebido pelos húngaros. Vários críticos temem que Órban, que é próximo de Pequim, esteja transformando  a Hungria em um “Cavalo de Tróia”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O grupo de jornalismo independente Direkt36 destacou no sábado um artigo em que aponta preocupações com as intenções chinesas. “A política de abertura para o oriente de Viktor Orbán ajudou a inteligência chinesa a colocar os pés na Hungria, transformando o país em uma zona de colisão entre a China e os EUA.”

Szabolcs Panyi, o jornalista Direkt36 que escreveu o artigo, disse a DW que a aproximação com a Hungria cria um ambiente amigável para a inteligência chinesa. Observando a tendência de Pequim para coagir seus estudantes no exterior a auxiliar a agência de inteligência do país, Panyi disse: “Quanto maior a presença chinesa na Hungria, maior o risco de espionagem”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nos últimos anos, Orbán construiu não só laços cordiais com a China, mas também com a Rússia e outros governos autoritários, enquanto brigava com a União Europeia e restringia a independência da pesquisa científica, do judiciário e da mídia no seu país. Recentemente, o líder húngaro chegou a usar seu poder para bloquear uma declaração da UE que condenava a repressão de Pequim às liberdades civis em Hong Kong.

Em janeiro de 2019, Orbán também participou da posse de Jair Bolsonaro no Brasil. Em março de 2021, o deputado Eduardo Bolsonaro, fez elogios ao premiê húngaro durante seu discurso de despedida da presidência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Orbán também é popular entre a extrema direita mundial por suas posições radicais contra a imigração e os direitos LGBT.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora Orbán tenha imaginado grandes quantias de dinheiro chinês em troca de sua fidelidade contínua a Pequim, pouco se materializou nos últimos 10 anos, levando os críticos a argumentar que ele ofereceu a Hungria como um aliado da China dentro da UE e da OTAN sem receber nada em troca .

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

dívidas

Economia

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (27) a prorrogação das ofertas do programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, destinada a pessoas com renda...

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta quarta-feira (27) os planos para transferir a sede administrativa do Estado de São Paulo do Morumbi...

Últimas Notícias

Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron participaram, nesta quarta-feira (27), da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino...

Últimas Notícias

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estiveram presentes nesta quarta-feira (27) na cerimônia de batismo...

Últimas Notícias

Após meses de investigação, a Polícia Federal em São Sebastião concluiu o inquérito que investigava o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto a supostas ações de...

Destaques

Um estudo inovador publicado nesta terça-feira (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) desnuda a profunda desigualdade que marca o Brasil. O Mapa da Desigualdade...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na quarta-feira (27) um homem de 36 anos suspeito de criar um sistema de venda ilegal de...

Últimas Notícias

 A Polícia Civil de São Paulo, em uma ação contundente contra o crime organizado, realizou na quarta-feira (27) a maior apreensão de cocaína dos...

PM PM

São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (27), policiais da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat) realizaram uma operação bem-sucedida que resultou na prisão...

soldados da PM soldados da PM

São Paulo

O Governo de São Paulo publicou nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial do Estado o edital para o concurso público que visa contratar 2.700...

Brasil

No dia 14 de março, em Curitiba (PR), ocorreu um incidente envolvendo um trabalhador que limpava a fachada de um prédio localizado na Avenida...

Brasil

Os advogados associados a Jair Bolsonaro (PL) formalizaram uma solicitação ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, requerendo a liberação do...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit