Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Militares do Sudão afirmam que tomaram o poder para evitar ‘guerra civil’

O chefe das forças armadas do Sudão defendeu a tomada do poder pelos militares, dizendo que dissolveu o governo para evitar a guerra civil, enquanto os manifestantes saíram às ruas para protestar contra a tomada de poder, após um dia de confrontos mortais.

Falando em sua primeira coletiva de imprensa desde o anúncio da aquisição, o general Abdel Fattah al-Burhan disse na terça-feira que o exército não tinha escolha a não ser deixar os políticos de lado que estavam incitando contra as forças armadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A tomada militar na segunda-feira interrompeu a transição do Sudão para a democracia, dois anos depois que um levante popular derrubou o antigo líder Omar al-Bashir.

“Os perigos que testemunhamos na semana passada podem ter levado o país à guerra civil”, disse al-Burhan, uma aparente referência às manifestações contra a perspectiva de um golpe.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O primeiro-ministro Abdalla Hamdok, que foi detido na segunda-feira junto com outros membros de seu gabinete, não foi ferido e foi levado para a casa de al-Burhan , disse o general.

“O primeiro-ministro estava em sua casa. No entanto, tínhamos medo de que ele corresse perigo, então ele foi colocado comigo em minha casa. ”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fontes militares disseram na terça-feira à Al Jazeera que Hamdok e sua esposa foram autorizados a voltar para sua casa em Cartum.

“Não está claro quanta liberdade ele tem e se terá permissão para falar com a mídia ou fazer contato com qualquer pessoa nos próximos dias”, disse Hiba Morgan, da Al Jazeera, em uma reportagem de Cartum.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Al-Burhan apareceu na TV na segunda-feira para anunciar a dissolução do Conselho Soberano, um órgão criado após a queda de al-Bashir para dividir o poder entre militares e civis e conduzir o Sudão a eleições livres.

A página do Facebook do gabinete do primeiro-ministro, aparentemente ainda sob o controle dos leais a Hamdok, pediu sua libertação e a de outros líderes civis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Hamdok continuou sendo “a autoridade executiva reconhecida pelo povo sudanês e pelo mundo”, afirma o post. Disse que não havia alternativa a não ser protestos, greves e desobediência civil.

‘Al-Burhan cavando mais fundo em um buraco’

Embaixadores sudaneses em 12 países, incluindo Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, China e França, rejeitaram a tomada militar, disse uma fonte diplomática na terça-feira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embaixadores na Bélgica e na União Europeia, em Genebra e em agências da ONU, China, África do Sul, Catar, Kuwait, Turquia, Suécia e Canadá também assinaram a declaração, que afirma que os enviados apoiaram a resistência popular ao golpe.

Os países ocidentais denunciaram o golpe, pediram a libertação dos ministros detidos e disseram que cortariam a ajuda se os militares não restaurassem a divisão do poder com os civis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a suspensão de US $ 700 milhões em assistência emergencial ao Sudão.

A missão alemã nas Nações Unidas disse no Twitter que estava suspendendo a ajuda até novo aviso.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Alex De Waal, da Fundação para a Paz Mundial, disse à Al Jazeera que é uma “aposta extraordinária” para os militares intervirem.

“Parece que [al-Burhan] está apenas se enterrando mais fundo em um buraco”, disse Waal.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“[Al-Burhan] já enfrenta uma suspensão da ajuda dos EUA. Suspeita-se que o alívio da dívida que foi cuidadosamente negociado pelo governo civil será agora suspenso. Suspeita-se que os grupos armados que não assinaram acordos de paz, que são os mais poderosos em Darfur … não assinarão nenhum acordo ”.

Diplomatas disseram na terça-feira que o Conselho de Segurança da ONU está discutindo uma possível declaração sobre o Sudão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O chefe da ONU, Antonio Guterres, lamentou na terça-feira “uma epidemia de golpes de Estado”, já que o Sudão é o mais recente de uma série de tomadas militares em Mianmar, Mali e Guiné e tentativas de golpe em vários outros países.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lojas fechadas, protestos explodem na capital

Cartum e sua cidade gêmea Omdurman, do outro lado do rio Nilo, foram parcialmente bloqueados na terça-feira com lojas fechadas e colunas de fumaça subindo de onde os manifestantes queimaram pneus.

Pedidos de greve geral foram feitos nos alto-falantes das mesquitas. Ruas e pontes foram bloqueadas por soldados ou barricadas de manifestantes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um grupo de comitês de resistência de bairro em Cartum anunciou uma programação de novas barricadas e protestos levando ao que seria uma “marcha de milhões” no sábado.

Imagens nas redes sociais mostraram novos protestos de rua na terça-feira nas cidades de Atbara, Dongola, Elobeid e Port Sudan. As pessoas gritavam: “Não dê as costas ao exército, o exército não vai protegê-lo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Uma autoridade do Ministério da Saúde disse que sete pessoas foram mortas em confrontos entre manifestantes e as forças de segurança na segunda-feira.

Al-Burhan disse que a ação militar não foi um golpe.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Queríamos apenas corrigir o curso para uma transição”, disse ele. “Tínhamos prometido ao povo do Sudão e de todo o mundo. Vamos proteger essa transição. ”

Ele disse que um novo governo seria formado sem políticos típicos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Últimas Notícias

✅Greve Do Metrô De São Paulo Marcada Para Esta Quarta É Adiada Greve do Metrô de São Paulo marcada para esta quarta é adiada...

Destaques

Plataforma criada por voluntários permite que empreendedores e autônomos realizem cadastro de forma gratuita. Voluntários criaram a campanha #ContrateUmFornecedorGaucho para incentivar a contratação de...

estacao-se estacao-se

São Paulo

Os funcionários do Metrô de São Paulo optaram por adiar a greve programada para esta quarta-feira (22), conforme decidido em assembleia realizada nesta terça-feira...

estudantes apanham na alesp estudantes apanham na alesp

São Paulo

Na tarde desta terça-feira (21), estudantes que protestavam contra a votação do projeto de lei para a implementação de escolas cívico-militares na rede estadual...

Singapore Airlines Singapore Airlines

Mundo

Um avião que fazia a rota entre Londres e Singapura enfrentou turbulências e um rápido declínio que os pilotos não conseguiram controlar por pelo...

RESUMO DO DIA

Dolar: 5,11 Euro: 5,55 ☑️Alexandre De Moraes Chama Zambelli E Delgatti De ‘Burros’: ‘Natural’; Assista CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO Alexandre de Moraes chama...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Sindicatos

Brasil

Na terça-feira (21), o Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma nova funcionalidade no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). A nova funcionalidade permite...

maconha encontradas em caminhão com doações maconha encontradas em caminhão com doações

Brasil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um caminhão carregado com doações para as vítimas dos recentes temporais no Rio Grande do Sul, e encontrou...

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Brasil

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (rs) emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com...

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, no fim da tarde dessa terça-feira (21), o chamado Plano Rio Grande, visando a reconstrução...

Stalker Stalker

Brasil

A jovem Kawara Welch, residente de Minas Gerais, está enfrentando diversos processos criminais, conforme registros do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). As...

Número estupros Brasil Número estupros Brasil

Brasil

De acordo com os dados do Mapa de Segurança Pública de 2024, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma pessoa é vítima...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit