Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, anunciou nesta sexta-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, para a cúpula dos BRICS que será realizada em outubro na cidade russa de Kazan.
“Estou seguro de que sua participação pessoal enriquecerá a próxima discussão, ajudará a identificar áreas promissoras de cooperação multilateral em benefício da maioria mundial e, sem dúvida, contribuirá para um maior desenvolvimento progressivo das relações russo-venezuelanas”, escreveu Putin em uma carta enviada a Maduro.
Na carta, publicada por Gil na rede social X, o líder russo afirma que a reunião, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, “dará um impulso construtivo para resolver os problemas atuais das agendas regional e global”.
O porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov, afirmou na véspera que, após a vitória de Maduro nas eleições presidenciais, estavam “intensificando os preparativos” para realizar um encontro entre os presidentes, conforme informou a agência de notícias TASS.
Kazan sediará um encontro de líderes do grupo inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ao qual se juntaram no início do ano Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Arábia Saudita.