Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, anunciou que o Cairo sediará uma nova rodada de negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza nos dias 22 e 23 de agosto. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (20).
A confirmação foi feita em uma entrevista à emissora Sky News e dá sequência às conversas realizadas na semana passada em Doha, no Catar.
Os mediadores, incluindo os dois países árabes e os EUA, ainda enfrentam desafios nas negociações entre Israel e Hamas, principalmente em relação à presença de tropas israelenses na Faixa de Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou dúvidas sobre a possibilidade de um acordo. Ele indicou que, se houver um entendimento, os combates na Faixa de Gaza serão retomados após 42 dias, com o objetivo de eliminar o Hamas.
O grupo terrorista palestino, por sua vez, afirmou que só aceitará um cessar-fogo definitivo que inclua a retirada total das tropas israelenses do enclave, incluindo o corredor Filadélfia na fronteira com o Egito, algo que Tel Aviv rejeita.
Netanyahu afirmou que Israel não se retirará do eixo de Filadélfia em nenhuma circunstância.
Nesta terça, o Exército israelense recuperou os corpos de seis sequestrados em 7 de outubro, mas o número de reféns ainda vivos permanece incerto.
O conflito teve início após ataques do Hamas que resultaram em 1,2 mil mortos em Israel, e os ataques israelenses em Gaza já causaram a morte de mais de 40 mil pessoas, de acordo com o próprio Hamas.