Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Moradores de Nova Jersey estão frustrados com a falta de respostas sobre dezenas de possíveis avistamentos de drones nos céus acima de suas casas e ameaçam agir por conta própria se o governo não começar a fornecer respostas.
James Ward, corretor imobiliário da Jersey Shore, compartilhou um vídeo no Facebook que, segundo ele, mostrava “drones do tamanho de SUVs” acima do Island Beach State Park no domingo.
É difícil julgar o tamanho dos objetos no vídeo, que mostra várias luzes pairando no céu.
“Dezenas de drones do tamanho de SUVs em todas as direções”, dizia a legenda. “Emergindo ao mesmo tempo e voando sobre o oceano e depois se dirigindo em diferentes direções — o que você acha?”
“Por que ninguém derrubou um para procurar um número de série e rastrear o operador?”, escreveu outro usuário. “Eu acho que isso poderia fornecer uma pista.”
“Semi-automático 3 polegadas magnum 00 full choke!” respondeu outro.
Especialistas alertam que geralmente é ilegal derrubar um drone que esteja sobrevoando uma propriedade.
A Administração Federal de Aviação (FAA) disse à Forbes em 2016 que derrubar um drone é ilegal sob a mesma lei federal que proíbe o sabotamento de qualquer outra aeronave.
Os regulamentos da FAA também proíbem a operação insegura ou não autorizada de uma aeronave — tripulada ou não.
A conversa sobre tomar medidas por conta própria surgiu depois que o governador Phil Murphy, um democrata, e dois congressistas republicanos pediram ao governo federal para derrubar quaisquer drones não identificados na área.
Parlamentares de ambos os lados têm pressionado investigadores e reguladores por respostas há semanas.
A origem dos drones permanece um mistério, e não está claro se todos os objetos voadores são drones e não aeronaves tripuladas.
Especialistas observam que as luzes de navegação são uma grande dica de que quem estiver pilotando não está tentando mantê-los escondidos.
“Após a revisão das imagens disponíveis, parece que muitos dos avistamentos relatados são na verdade aeronaves tripuladas que estão sendo operadas legalmente”, disse o conselheiro de comunicações de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, aos repórteres na quinta-feira.
A administração Biden sugeriu que pode não haver drones sobre Nova Jersey, enquanto tentava conter a crescente frustração pela falta de respostas dos federais sobre os avistamentos. “Não fomos capazes de, e nem as autoridades policiais estaduais e locais conseguiram corroborar qualquer um dos avistamentos visuais relatados”, disse Kirby durante uma coletiva de imprensa em 12 de dezembro.
Muitos dos avistamentos relatados, no entanto, envolvem objetos que as testemunhas dizem parecer maiores do que drones de varejo típicos, como os avistados acima do Island Beach State Park.
Um porta-voz do Exército disse à Fox News Digital que o Arsenal de Picatinny solicitou e recebeu uma restrição temporária de voo até 26 de dezembro para seu espaço aéreo devido à abundância de relatos de avistamentos de drones na área.
A FAA disse que está investigando os avistamentos relatados e também emitiu uma restrição temporária de voo para o espaço aéreo ao redor do Trump National Golf Club em Bedminster.
“Investigamos todos os relatos de operações não autorizadas de drones e investigamos quando apropriado”, disse um porta-voz à Fox News Digital. “Operadores de drones que realizam operações inseguras que colocam em risco outras aeronaves ou pessoas no solo podem enfrentar multas de até $75.000. Além disso, podemos suspender ou revogar os certificados de piloto dos operadores de drones.”
“É uma ofensa derrubar uma aeronave”, disse James McDanolds, presidente do programa na Escola de Tecnologia Sem Tripulação do Instituto Sonoran Desert. “Muitas pessoas no passado tomaram medidas por conta própria, por assim dizer, e derrubaram um drone, a maioria deles em uma pequena área, até mesmo drones pequenos, e receberam multas e penas de prisão por fazer isso.”
O senador estadual Joe Pennacchio (R-Morris) até enviou uma carta ao presidente eleito Donald Trump pedindo que a próxima administração priorize uma investigação sobre o assunto.
“Funcionários locais, do condado e estaduais estão trabalhando diligentemente para encontrar respostas”, escreveu ele. “Sem essas respostas, não temos ideia se os cidadãos do nosso estado estão seguros. Infelizmente, eles dependem de nossas agências federais de segurança para obter respostas e orientações. Até o momento, quase um mês após os primeiros avistamentos, não houve respostas dessas agências federais.”
Em Washington, o presidente da Câmara, Mike Johnson (R-La.), disse que esperava um briefing confidencial sobre o mistério dos drones na quinta-feira.
Líderes do FBI tiveram poucas respostas em uma audiência pública no início desta semana.
Questionado se os americanos estão “em risco”, o diretor assistente do Grupo de Resposta a Incidentes Críticos do FBI, Robert Wheeler, disse ao Congresso: “Não há nada que se saiba que me leve a dizer isso, mas simplesmente não sabemos. E isso é a parte preocupante.”
Uma audiência envolvendo o FBI e outras agências de aplicação da lei deixou os legisladores estaduais insatisfeitos no início desta semana, com o deputado estadual Brian Bergen saindo da reunião e dizendo à NewsNation que foi “a maior perda de cinco horas da minha vida”.
“Eles não sabem de onde os drones estão vindo, não sabem quem está fazendo isso. Eles não sabem por que estão fazendo isso”, disse ele. “Mas dizem que não há ‘ameaça credível’. Foi irritante estar lá.”
De acordo com Murphy, houve 49 relatos de drones no domingo, principalmente no condado de Hunterdon.
No sul da Califórnia, na quarta-feira, promotores federais anunciaram a prisão de um cidadão chinês acusado de usar um drone hackeado para tirar fotos da Base da Força Espacial de Vandenberg a uma milha de altura.
“Este réu supostamente voou um drone sobre uma base militar e tirou fotos do layout da base, o que é contra a lei”, disse o procurador dos EUA, Martin Estrada. “A segurança de nossa nação é de suma importância, e meu escritório continuará a promover a segurança de nosso pessoal militar e instalações.”
Yinpiao Zhou, 39 anos, foi preso na segunda-feira, mais de uma semana depois que o equipamento de detecção de drones detectou a intrusão. Não há nenhuma conexão conhecida entre esse caso e os avistamentos em Nova Jersey, deixando os residentes ávidos por respostas.
This is not a drone. We have a full blown UFO / UAP event occurring in real time in New Jersey with tens of thousands of witnesses and tons of video footage. pic.twitter.com/jPRy6pT6Rl
— DivXMaN (@crypto_div) December 11, 2024