Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente Donald Trump informou que anunciará nesta segunda-feira que os Estados Unidos imporão tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, incluindo as do Canadá e México, além de outras taxas de importação ao longo da semana.
“Todo aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”, disse Trump aos jornalistas a bordo do Air Force One, enquanto voava da Flórida para Nova Orleans para assistir ao Super Bowl. Quando questionado sobre o alumínio, respondeu que “o alumínio também” estará sujeito às sanções comerciais.
Trump também reafirmou que anunciará “tarifas recíprocas” – “provavelmente na terça ou quarta-feira” – o que significa que os Estados Unidos imporão tarifas de importação sobre produtos de países que aplicaram tarifas aos produtos americanos.
“Se nos cobrarem 130% e nós não cobrarmos nada, isso não vai continuar assim”, declarou aos jornalistas.
Em uma entrevista transmitida durante a prévia do Super Bowl, Trump disse que realmente deseja que o Canadá se torne o 51º estado dos Estados Unidos.
“Sim, é isso”, respondeu Trump a Bret Baier do Fox News Channel, quando questionado se seu discurso sobre anexar o Canadá é “algo real”, como sugeriu recentemente o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.
“Acredito que o Canadá estaria muito melhor sendo o 51º estado, porque perdemos 200 bilhões de dólares por ano com o Canadá. E não vou permitir que isso aconteça”, indicou. “Por que estamos pagando 200 bilhões de dólares por ano, essencialmente um subsídio ao Canadá?”
Os Estados Unidos não subsidiam o Canadá, mas compram produtos daquele país rico em recursos naturais, incluindo matérias-primas como o petróleo. Embora a lacuna comercial em bens tenha disparado nos últimos anos, alcançando 72 bilhões de dólares em 2023, o déficit reflete em grande parte as importações americanas de energia canadense.
Trump sugeriu repetidamente que o Canadá estaria melhor se aceitasse tornar-se o 51º estado dos EUA, uma perspectiva profundamente impopular entre os canadenses.
Trudeau afirmou na sexta-feira, durante uma sessão a portas fechadas com líderes empresariais e sindicais, que a ideia de Trump de transformar o Canadá no 51º estado dos Estados Unidos é “algo real” e está ligada ao desejo de Trump de ter acesso aos recursos naturais do país.
“O senhor Trump acredita que a maneira mais fácil de fazer isso é absorvendo nosso país, e isso é algo real. Em minhas conversas com ele”, afirmou Trudeau, segundo a CBC, emissora pública do Canadá. “Eles estão muito cientes de nossos recursos e do que temos e querem muito se beneficiar deles”.
Na entrevista, que foi gravada neste fim de semana na Flórida, Trump também disse que não viu ações suficientes do Canadá e do México para evitar as tarifas que ameaçou impor aos dois maiores parceiros comerciais do país.
“Não, não é suficiente”, afirmou. “Algo precisa acontecer. Não é sustentável. E estou mudando isso”.
(Com informações da AP)
