🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Sábado (18) no Mercado Livre
🛍️ Ver Ofertas no Mercado Livre🔥 Confira os Produtos Mais Vendidos desta Sábado (18) na Shopee
🧡 Ver Ofertas na ShopeeO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado uma ofensiva militar contra os rebeldes houthis no Iêmen, alegando que a medida busca interromper ataques a navios comerciais que transitam pelo Canal de Suez, Mar Vermelho e Golfo de Áden.
“Hoje, ordenei às Forças Armadas dos Estados Unidos que lancem uma ação militar decisiva e poderosa contra os terroristas houthis no Iêmen. Eles conduzem uma campanha implacável de pirataria, violência e terrorismo contra navios, aviões e drones americanos e de outros países”, declarou Trump em suas redes sociais. Ele enfatizou que, sob sua liderança, “o ataque dos houthis a embarcações americanas não será tolerado”.
Trump afirmou que os EUA empregarão “uma força letal avassaladora” até que garantam a segurança da navegação marítima e aérea. Ele mencionou que os ataques militares mirarão bases, líderes e defesas de mísseis do grupo rebelde.
Os houthis iniciaram ataques contra embarcações comerciais na região em apoio ao Hamas no conflito com Israel. Embora afirmem mirar apenas navios israelenses e aliados, os ataques atingiram embarcações de diversas nacionalidades. Isso gerou um impacto significativo no comércio global, interrompendo o tráfego marítimo em uma das rotas mais estratégicas do mundo e afetando diretamente a economia dos EUA e de outros países.
Diante dessa ameaça, o então presidente Joe Biden havia ordenado o envio de navios de guerra para formar uma coalizão naval de defesa com aliados como o Reino Unido. No entanto, Trump classificou a resposta de Biden como “pateticamente fraca” e disse que os houthis continuaram suas ofensivas sem restrições. Segundo ele, o último navio comercial com bandeira dos EUA a navegar com segurança na área o fez há mais de um ano, enquanto um porta-aviões americano foi atacado mais de uma dúzia de vezes nos últimos quatro meses.
Neste sábado, Trump prometeu que “nenhuma força terrorista impedirá que navios comerciais e militares dos EUA naveguem livremente pelas vias marítimas do mundo”. Ele enviou um recado direto aos houthis: “Seu tempo acabou, e seus ataques devem cessar imediatamente! Caso contrário, o inferno será desencadeado contra vocês como nunca antes visto!”.
O ex-presidente também dirigiu uma ameaça ao Irã, acusando o país de financiar as operações dos houthis. “Ao Irã: o apoio aos terroristas houthis deve terminar IMEDIATAMENTE! NÃO ameacem o povo americano, seu presidente ou as rotas de navegação globais! Se fizerem isso, saibam que os EUA os responsabilizarão totalmente e não seremos gentis”, declarou Trump.
As declarações do ex-presidente vieram poucos dias após o porta-voz dos houthis, Yahya Sarea, anunciar que o grupo retomaria os ataques na região e contra Israel, após uma pausa decorrente de uma trégua entre o Hamas e o governo israelense em janeiro. Com o fim da primeira fase do acordo e o bloqueio à entrada de ajuda humanitária em Gaza, os houthis afirmaram considerar sua ofensiva parte de um “dever” em resposta ao agravamento da crise humanitária.
“Nós não podemos ficar de braços cruzados e observar em silêncio o que está acontecendo, especialmente diante desse nível de escalada, que inclui o bloqueio da entrada de ajuda para a Faixa de Gaza e o retorno da fome para mais de dois milhões de palestinos”, declarou o líder do grupo, Abdelmalek al-Houthi.
Nesta sexta-feira, os houthis reivindicaram um ataque com drones contra “alvos militares estratégicos” em Israel e afirmaram estar preparados para enfrentar qualquer resposta de Tel Aviv ou Washington.





















































