Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um pequeno avião caiu na madrugada desta quinta-feira (22) em um bairro residencial de San Diego, Califórnia. O acidente provocou um incêndio que se espalhou por pelo menos 15 casas e forçou a evacuação de diversos moradores. Até o momento, não há informações sobre feridos.
Dan Eddy, subchefe do Departamento de Bombeiros, informou em coletiva de imprensa que havia combustível de avião “por toda parte”, e a prioridade era inspecionar “todas essas casas e tirar todos de imediato”.
Autoridades da Administração Federal de Aviação (FAA) confirmaram que a aeronave era um Cessna 550 que caiu próximo ao Aeroporto Executivo Montgomery-Gibbs, por volta das 3h45 (horário local). O número de pessoas a bordo no momento do acidente ainda é desconhecido, mas o modelo do avião pode transportar entre seis e oito passageiros. Especialistas da FAA e da Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB) estão investigando o caso.
Eddy confirmou que houve um “impacto direto” em várias casas no bairro de Murphy Canyon. Ele descreveu o cenário como de muita neblina no momento da queda, dificultando a visibilidade. “Mal se podia ver o que havia à frente.”
“Há vários carros envolvidos, temos combustível de avião por toda parte. Temos materiais perigosos no local e solicitamos mais recursos. Também estamos trabalhando com o exército”, disse Eddy, conforme declarações à NBC 7 San Diego. Além das casas, o impacto da aeronave incendiou diversos veículos próximos. Segundo a ABC News, nenhum paciente foi transportado até agora, mas os serviços de emergência continuam as buscas por possíveis vítimas na área afetada.
Christopher Moore, morador do bairro e cuja casa fica a uma rua do local do acidente, relatou sua “traumática experiência” à AP. Ele e a esposa ouviram um forte estrondo e viram fumaça ao olhar pela janela, pegando os dois filhos pequenos e saindo da casa. “Foi realmente horrível, mas às vezes a gente só tem que baixar a cabeça e se proteger”, declarou.
O bairro é composto por casas unifamiliares e geminadas, e é “densamente povoado” por aeronaves civis e militares, segundo a agência de notícias.
O avião havia saído de Wichita e se dirigia ao Aeroporto Executivo Montgomery Gibbs. O último registro de radar, citado pela ABC News, indicava que a aeronave estava a uma altura de 150 metros. Não houve nenhuma chamada de socorro antes do incidente; a última comunicação foi do piloto, que anunciou pelo rádio estar a cinco quilômetros do destino.
Agentes do Departamento de Polícia de San Diego (SDPD) informaram que as evacuações continuavam nas ruas Salmon, Sample e Sculpin, e pediram que a população ligasse para o número 619-531-2000 caso sentisse cheiro de combustível de avião ou encontrasse destroços.
A Santo Rd. está fechada na altura da Aero Drive, e a Escola Primária Miller, localizada no 4343 da Shields St., foi estabelecida como ponto de evacuação. A Polícia Escolar Unificada de San Diego, em publicação no X, informou que as escolas primárias Hancock e Miller estarão fechadas hoje, com oferta de cuidado infantil na primária Miller.
