Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) anunciou nesta terça-feira (17) que mísseis hipersônicos foram utilizados durante o mais recente ataque a Israel, à medida que o conflito entre os dois arqui-inimigos entra em seu sexto dia. A ação, denominada “11ª onda da orgulhosa Operação Promessa Honesta 3”, teria empregado mísseis “Fattah-1”.
Em comunicado transmitido pela televisão estatal, a Guarda Revolucionária afirmou que as forças iranianas “obtiveram controle completo sobre os céus dos territórios ocupados”. O IRGC descreveu esta fase da operação como um “ponto de virada”, sinalizando que o uso dos mísseis Fattah de primeira geração marca “o começo do fim” para os “míticos” sistemas de defesa antimísseis de Israel.
O míssil Fattah (que significa “o abridor”) é um projétil de precisão guiada, de dois estágios e combustível sólido, com um alcance de 1.400 km e uma velocidade terminal de Mach 13 a 15, revelado em junho de 2023. Especialistas militares afirmam que essa velocidade, juntamente com bicos móveis que permitem ao míssil manobrar em todas as direções dentro e fora da atmosfera terrestre, o torna imune à interceptação por todos os sistemas antimísseis existentes.
