Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
As propostas apresentadas por democratas e republicanos para encontrar um financiamento temporário do governo federal dos Estados Unidos falharam novamente nesta segunda-feira (6), mantendo vigente o shutdown que afeta mais de 1,3 milhão de trabalhadores de diversas agências federais.
Com uma votação de 52 a favor e 42 contra, o projeto republicano para encerrar o fechamento do governo voltou a fracassar, pois não atingiu os 60 votos necessários. Mais cedo, a proposta dos democratas também foi rejeitada, com 45 votos a favor e 50 contra.
Após a votação, o presidente Donald Trump declarou:
“Os democratas fecharam o governo dos Estados Unidos no meio de uma das economias mais bem-sucedidas, incluindo uma bolsa de valores recorde, que nosso país já teve. Lamentavelmente, isso afetou muitos programas, serviços e outros elementos da sociedade dos quais os americanos dependem, e não deveria ter acontecido. Estou disposto a colaborar com os democratas em suas políticas de saúde fracassadas, ou em qualquer outro tema, mas primeiro eles precisam permitir que nosso governo reabra. De fato, deveriam abrir nosso governo ainda hoje!”
O Senado americano registrou sua quinta votação sem sucesso para resolver o fechamento do governo, ao rejeitar a proposta que buscava prorrogar o subsídio de saúde do programa Obamacare, cujo vencimento está previsto para este ano.
O prolongamento do shutdown mantém mais de 700 mil funcionários federais suspensos de suas funções e outros 700 mil trabalhando sem salário. A Administração Trump tem acusado, sem apresentar provas, que o programa Obamacare favorece imigrantes indocumentados.
O senador republicano Rand Paul foi o único de seu partido a votar contra a proposta republicana. Entre os democratas, Catherine Cortez Masto e John Fetterman, juntamente com o independente Angus King, apoiaram a iniciativa, mas o suporte não foi suficiente para alcançar os 60 votos necessários.
O Departamento do Tesouro alertou que a falta de controladores aéreos já começou a gerar problemas nas operações de voos, e há preocupação com possível aumento de ausências por doença entre os trabalhadores.
A Administração orientou as agências a considerar demissões de funcionários não essenciais caso o fechamento se estenda. Enquanto isso, representantes democratas manifestaram disposição para negociar, mas confirmaram que não há conversas formais com a Casa Branca. Trump declarou na residência presidencial que poderiam ocorrer “coisas boas” em relação a uma possível negociação para reabrir o governo.
(Com informações da EFE)