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O Procon-SP recebeu um total de 1.672 queixas de consumidores relacionadas à Black Friday desde o dia 30 de outubro, quando a autarquia abriu um canal específico para denúncias sobre as promoções do período. As queixas incluem registros no site do órgão, além de consultas e orientações feitas por meio das redes sociais.
Do total de reclamações, 1.439 foram relacionadas a empresas e 233 foram pedidos de informações e orientações. As principais queixas foram relacionadas a problemas de entrega e divergências entre o produto comprado e o entregue, com consumidores enfrentando desde a demora na entrega até produtos danificados.
A empresa com o maior número de queixas foi a Dotcom/Sephora, que liderou a lista com 95 reclamações. Em seguida, aparecem as lojas Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, MagaluPay e Hub Fintech, todas com 61 queixas cada. O Mercado Livre ficou em terceiro lugar, com 55 reclamações.
Além das queixas registradas, fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) monitoraram mais de 60 produtos em 10 sites de comércio eletrônico, com o objetivo de identificar possíveis ofertas enganosas. Equipes do órgão também realizaram fiscalizações em estabelecimentos físicos na Capital, Interior e Litoral de São Paulo, para garantir que as lojas cumpram as normas do Código de Defesa do Consumidor.
As principais queixas registradas pelos consumidores incluem:
- Não entrega ou demora na entrega: 573 queixas (39,82%)
- Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado: 199 queixas (13,83%)
- Pedido cancelado após finalização da compra: 173 queixas (12,02%)
- Maquiagem de desconto (promoções falsas): 151 queixas (10,49%)
- Produto e/ou serviço indisponível: 149 queixas (8,91%)
O Procon-SP lembra aos consumidores que as reclamações podem ser feitas diretamente pelo site do órgão 24 horas por dia ou agendadas para atendimento presencial nas unidades de São Paulo e nos Procons municipais do Interior e Litoral. O órgão segue em alerta para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados durante o período de promoções.