CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu Instagram, a deputada federal Joice Hasselmann compartilhou uma  publicação relembrando uma antiga sua foto vestida com trajes típicos das festas alemãs do Sul do Brasil neste domingo (30). Porém, alguns sulistas se ofenderam com a legenda feita por ela na foto postada. “Sabe aquelas colonas da tradicional festa alemã do sul do país? Então, aí estou eu. O túnel do tempo é cruel. Essa tiara de flor, ninguém merece. Túnel do tempo mesmo”, escreveu a parlamentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A jornalista Cinthia Canziani, que já foi apresentadora das emissoras afiliadas à Rede Globo e à Record TV em Santa Catarina e que inclusive é uma das pessoas que se ofenderam com a publicação, rapidamente rebateu ao post. “Respeito as tradições e jamais iria me referir a esta ‘tiara colona’ ou a qualquer outra vestimenta que represente a cultura de uma cidade, estado ou nosso país desta forma. Pode nem ser bonito, mas para muitos tem um sentido e uma representação imensos. Foi de péssimo tom, de absoluta deselegância”.

Joice ao ver a polêmica rapidamente tentou reparar seu erro e editou a legenda da foto, substituindo a frase “Essa tiara de flor, ninguém merece” por “A tiara de flor nunca pode faltar nas festas tradicionais”. A parlamentar também respondeu à Cinthia: “Minha cara, não vejo fantasma onde não tem”. A sulista então respondeu: “Acredito que a senhora viu os mesmos fantasmas que eu. Afinal, editou seu post, modificando totalmente o contexto, e assim, concordou comigo”.

Em conversa com a coluna de Léo Dias no Metrópoles, Cinthia explicou porque achou o comentário pejorativo. “O problema ali não foi usar a palavra colono, mas a forma pejorativa em todo o contexto. O tom de deboche para com a tradição daqui foi pior do que o termo em si, de forma isolada. Não se debocha de qualquer tradição. Seja de qual parte do país ou mundo seja. É deselegante, em especial vindo de uma representante política”, comentou.

“Achei afrontoso. E o fato dela mudar o texto e depois me responder de forma irônica, aí piorou o que já estava ruim. Como trabalhei em televisão por mais de 15 anos, sei da responsabilidade do que se fala e, por isso, me posicionei. O fato de ela ocupar o cargo que ocupa é ainda mais grave”, afirmou Cinthia durante a entrevista.

As tradições do sul

Em festas tradicionais do sul do Brasil os trajes típicos alemães são muito usados inclusive até mesmo nos dias atuais. Em Blumenau, por exemplo, onde ocorre a Oktoberfest, a maior festa alemã fora da Alemanha, é bastante comum ver pela cidade pessoas comemorando com esta vestimenta. A festa, que é tradicional no calendário brasileiro, dura cerca de 20 dias e atrai milhões de turistas, gerando emprego e renda.

Importante ressaltar que apesar de ter sido eleita deputada federal pelo estado de São Paulo e, atualmente, ser pré-candidata à prefeitura da capital, Joice é nascida e criada em Ponta Grossa, no Paraná. Ou seja, ela deveria não aspenas saber ou conhecer melhor as tradições locais como também respeitá-las. 

Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa de Joice não quis se manifestar sobre o ocorrido.

 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE