Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os filtros do Instagram criados por usuários deixarão de existir a partir de 14 de janeiro de 2025. A decisão, parte de uma reestruturação financeira da Meta anunciada em agosto de 2024, afeta diretamente criadores de conteúdo que utilizavam a criação e comercialização de filtros personalizados como fonte de renda.
No entanto, os efeitos desenvolvidos pela própria Meta continuarão disponíveis no Facebook, Messenger e no próprio Instagram.
A Meta também trabalha no desenvolvimento do Move Gen, uma ferramenta baseada em inteligência artificial que deverá substituir os filtros e efeitos tradicionais.
O encerramento do Spark Hub, plataforma usada para criar filtros, terá pouco impacto para usuários comuns, mas criadores de conteúdo serão significativamente afetados, já que não poderão mais desenvolver e monetizar novos produtos.
A empresa recomenda que filtros já criados sejam salvos em outros portfólios como demonstração de trabalho.
Os filtros e efeitos disponíveis serão aqueles criados pela Meta, que pretende continuar desenvolvendo novas opções e recursos que substituam os efeitos de realidade aumentada descontinuados. No final de dezembro, Adam Mosseri, CEO do Instagram, apresentou em vídeo o Move Gen, recurso que permite modificar aspectos de vídeos com comandos de texto.
Durante a demonstração, Mosseri mostrou como a ferramenta pode alterar roupas, acessórios e fundos de vídeos. Apesar de ainda não ter uma data oficial de lançamento, espera-se que o Move Gen esteja disponível no Instagram ainda este ano.