Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Saúde

Desvendando as Diferenças: Como o TDAH se Apresenta de Forma Distinta em Homens e Mulheres

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser comum, mas também é, às vezes, difícil de identificar.

Geralmente, o TDAH é diagnosticado pela primeira vez na infância e é um dos transtornos neurodesenvolvimentais mais comuns em crianças, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os sintomas do TDAH em crianças podem incluir dificuldade em prestar atenção, dificuldade em controlar comportamentos impulsivos e exibição de períodos de hiperatividade.

No entanto, a forma como esses sintomas se manifestam em meninos versus meninas, e eventualmente em homens versus mulheres, pode fazer uma grande diferença no diagnóstico.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sabrina Nasta, uma conselheira de saúde mental licenciada da Grow Therapy em Orange Park, Flórida, explicou que o TDAH pode se manifestar de três maneiras diferentes: através da desatenção, hiperatividade e uma combinação das duas.

Nas mulheres, o TDAH se manifesta mais comumente como desatenção, incluindo a incapacidade de prestar atenção, distração e falta de conformidade, de acordo com Nasta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nos homens, o TDAH ocorre de maneira hiperativa, causando problemas para ficar parado ou querer estar constantemente “fazendo algo”, disse a especialista.

McCall Letterle, chefe das operações comerciais nos Estados Unidos da empresa de avaliação de TDAH Qbtech, também comentou sobre essas diferenças.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora muitos dos sintomas, incluindo hiperatividade, desatenção e impulsividade, sejam os mesmos, é a forma como os sintomas “se manifestam” que causa uma variação entre homens e mulheres, observou a especialista com sede em Atlanta.

Uma luta com a disciplina parece ser uma característica comum do TDAH em homens e mulheres, com base em seu estilo de vida e idade, acrescentou Nasta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em meninos pequenos, por exemplo, o TDAH se manifesta como uma energia hiperativa “desnecessária”; eles “não têm a capacidade de não fazer nada”, disse a especialista.

Nas meninas, a mesma desatenção pode surgir, mas é mais provável que seja internalizada.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Elas podem estar sentadas na sala de aula, podem estar paradas, mas não estão prestando atenção”, disse Nasta.

“É difícil porque, para uma menina, parece que ela está se rebelando ou sendo desobediente, [mas] para um menino, [parece que] ele está apenas sendo ridículo e hiperativo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

**Subdiagnóstico em mulheres**

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As diferenças na apresentação do TDAH levaram a uma “quantidade massiva de mulheres subdiagnosticadas”, segundo Letterle.

“Este transtorno foi pesquisado inicialmente em homens, e os critérios foram desenvolvidos em torno dos sintomas mais comumente observados em meninos”, ela explicou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Esses também são os sintomas mais overtamente óbvios — como hiperatividade, incapacidade de ficar parado, interrupção e dificuldade de concentração, muitas vezes na sala de aula — que levam a problemas comportamentais associados”, acrescentou Letterle.

Embora algumas mulheres experimentem esses sintomas hiperativos, eles não são os mais prevalentes e parecem diferentes quando ocorrem, de acordo com Letterle.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“As mulheres tendem a exibir sintomas mais internalizados”, disse ela.

“Por exemplo, sua desatenção é muito mais difícil de reconhecer do que em meninos, pois pode se manifestar como devaneios ou distração interna.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Letterle destacou as “consequências externas” desses sintomas de TDAH em meninas — o que resulta em “altas taxas de ansiedade” devido à perda de informações na escola.

Em muitos casos, as meninas precisam se esforçar o dobro para reter informações e atender aos padrões acadêmicos de seus pares, e elas experimentam baixos níveis de confiança decorrentes dessas dificuldades, ela acrescentou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Isso é subjetivamente muito mais difícil de identificar do que meninos distraídos, que estão cutucando o colega ao lado deles enquanto lutam para manter o foco.”

Essas variantes levam a uma “diferença massiva nas taxas de diagnóstico” entre meninas e meninos, disse Letterle.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os meninos geralmente são diagnosticados e tratados mais rapidamente do que as meninas porque seus sintomas são mais fáceis de identificar, acrescentou.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

**Coping personalizado**

Uma das melhores maneiras de lidar com o TDAH é se educar, ou educar seu filho, sobre a melhor maneira de funcionar em diferentes ambientes, disse Nasta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Algumas das estratégias que ela recomendou incluem a prática de mindfulness e autoconsciência, e a elaboração do melhor plano de ação em qualquer situação.

O gerenciamento do estresse é outra ótima ferramenta de enfrentamento, especialmente para meninos, acrescentou Nasta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para crianças, o gerenciamento do estresse pode significar participar de atividades de lazer ou hobbies, como jogar videogames ou sair com amigos.

“Trata-se de permitir que eles liberem essa energia de uma maneira mais solidária”, disse Nasta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O TDAH em meninos e meninas pode ser difícil para os cuidadores — pais, responsáveis e até professores — identificarem quando faltam as “ferramentas apropriadas” para fazer “referral mais precisos”, observou Letterle.

Para superar esse desafio, Nasta incentivou os cuidadores a “ouvir mais”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se você está realmente prestando atenção e seu filho está tentando, isso pode ser uma preocupação neurológica ou neurodesenvolvimental versus apenas lutar com emoções”, ela disse.

Pode ser útil para os pais “serem mais curiosos” e fazerem perguntas aos seus filhos sobre seus sentimentos quando estão sobrecarregados, sugeriu Nasta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O que você sente quando está sobrecarregado? Você consegue se concentrar ou prestar atenção ao seu professor? Você percebe o que seus pensamentos estão fazendo?” ela listou como exemplos de perguntas.

“Se parecer realmente preocupante e intrusivo, eu diria que esse é o ponto de… procurar um

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

profissional.”

A intervenção precoce no TDAH é “crucial para reduzir as taxas de suicídio, instabilidade no emprego e abuso de substâncias em pessoas não tratadas”, disse Letterle.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O processo diagnóstico tem sido deixado em grande parte para escalas de avaliação subjetivas, criando uma necessidade desesperada de os clínicos começarem a adotar uma abordagem mais baseada em dados para a medição de sintomas”, ela acrescentou.

“Dados objetivos comparam o desempenho nas três áreas principais de sintomas com controles correspondentes por idade e sexo sem TDAH — o que significa que as mulheres são comparadas a outras mulheres para melhorar a capacidade de identificar com precisão seu diagnóstico”, disse a especialista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

 

**Quando procurar ajuda**

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora o termo “TDAH” seja frequentemente usado para descrever quando alguém está se sentindo desfocado, Nasta listou alguns sinais de alerta que podem apontar para um diagnóstico real.

A especialista recomendou monitorar responsabilidades diárias, como higiene, finanças, acadêmicos e até habilidades sociais básicas, como ouvir e se comunicar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Se você notar comprometimentos e déficits em qualquer um desses, eu diria que seria hora de falar com alguém”, ela aconselhou.

Para pessoas que não têm certeza de seus sintomas, Letterle recomendou procurar um profissional que utilize dados objetivos em uma avaliação abrangente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“[Isso] ajudaria a garantir não apenas um diagnóstico mais preciso, mas também um que ajuda a eliminar o viés que muitas vezes leva a altas taxas de subdiagnóstico ou diagnóstico incorreto em mulheres”, ela disse.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

São Paulo

O governo de São Paulo divulgou, nesta sexta-feira (26), planos para a construção de mais de 6 mil moradias na região central da capital....

Últimas Notícias

Durante sua visita à sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os...

Brasil

A chegada de Edgardo Ruben Assad, também conhecido como Sheikh Suhail Assad, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na última terça-feira, pegou...

RESUMO DO DIA

✅Suspensão Da Desoneração Da Folha De Pagamento Ameaça 1 Milhão De Trabalhadores Suspensão da desoneração da folha de pagamento ameaça 1 milhão de trabalhadores...

CFM questionário vacinação obrigatória crianças Covid-19 CFM questionário vacinação obrigatória crianças Covid-19

Últimas Notícias

Uma vacina personalizada contra o melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, apresentou resultados animadores na segunda fase de testes clínicos, reduzindo em...

Últimas Notícias

Oito tripulantes, incluindo três civis, que viajavam em um helicóptero do Exército do Equador, morreram nesta sexta-feira após a aeronave sofrer um acidente em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

São Paulo

Um ventilador do teto do túnel 2 do Rodoanel Oeste se desprendeu e atingiu veículos na altura do km 11, na região de Barueri,...

Brasil

Uma criança de dois anos, identificada como Lara Akemy de Araújo, faleceu após ser atingida por um ônibus escolar na cidade de Sabáudia, localizada...

Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro

Brasil

O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o falecimento de Yuri Henrique Gabriel Santos de Castro, de 23 anos,...

Brasil

Após o reajuste nos benefícios (auxílio-alimentação, auxílio-saúde e assistência pré-escolar), que foi oficializado na última quinta-feira (25/4), algumas opiniões divergentes têm sido expressas pelos...

Brasil

Um incêndio de grandes proporções em uma pousada na Avenida Farrapos, no Bairro Floresta, em Porto Alegre, na madrugada desta sexta-feira (26), deixou 10...

energia brasil energia brasil

Brasil

No cenário energético brasileiro, as projeções para o final de maio indicam uma expansão significativa na demanda de carga, conforme revelado pelo Boletim do...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit