Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma chuva extrema deve atingir novamente o Sul do Brasil nos próximos dias, com volumes excessivamente altos que podem levar a alagamentos, inundações, cheias de rios e deslizamentos de terra.
O fenômeno El Niño de 2023, que já causou chuvas recordes no Rio Grande do Sul em setembro, deve se espalhar para Santa Catarina e Paraná nos próximos dias.
A chuva não vai cair de uma vez só, mas em uma sequência de episódios que vão elevar o nível dos rios e causar inundações.
Os maiores volumes de chuva devem ocorrer na metade da semana, quando uma área de baixa pressão avançar do Nordeste da Argentina para a região e se organizar uma frente fria.
Já chove com temporais na terça-feira em várias regiões gaúchas e a instabilidade aumenta muito na quarta-feira nos três estados do Sul.
No segundo momento, a chuva muito volumosa em diversas cidades de Santa Catarina e do Paraná deve se dar na sexta-feira e no próximo fim de semana.
Novas e fortes áreas de instabilidade se formam sobre os dois estados na sexta e a todo momento no fim de semana surgirão nuvens carregadas despejando muita chuva.