Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Saúde

‘Superfungo’ encontrado no Brasil é transmissível e difícil de ser notado, dizem médicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na segunda-feira (7) sobre uma investigação em curso do possível primeiro caso positivo no país do “superfungo” Candida auris.

O Candida auris foi descoberto em 2009 e já se alastrou por mais de 30 países e causa preocupação por ser “multirresistente” a medicamentos e fatal em cerca de 39% dos casos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em entrevista à Sputnik Brasil, o médico infectologista Alessandro Comarú Pasqualotto, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, explicou que o Candida auris é um “agente oportunista”.

“Eles costumam dar doença quando ocorre alguma quebra de barreira, algum catéter é colocado no nosso corpo, a gente faz uma cirurgia, ou as bactérias do nosso corpo morrem porque tomamos antibióticos e esses fungos proliferam”, afirmou.

Segundo o boletim da Anvisa, o diagnóstico ocorreu em um adulto internado no estado da Bahia e foi confirmado pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A agência destaca que o fungo “representa uma grave ameaça à saúde global”, e que já havia emitido um alerta de risco anteriormente, em 2017.

Por sua vez, por se tratar de um fungo do gênero Candida, o referido fungo pode causar uma candidíase, doença que também pode ser chamada de candidose, e que pode se apresentar de forma superficial, a exemplo, na pele, ou ser profunda.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O médico epidemiologista Guilherme Werneck, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), disse que a infecção causada pelo Candida auris pode se agravar se passar para o sangue.

“A infecção do Candida auris é bem complicada, bem mais rara, e pode ser bastante grave se ela passar para o sangue. É possível ter infecções por Candida auris e ela não causar grandes problemas, mas se ela entrar no sangue pode causar uma infecção que é muito grave”, explicou à Sputnik Brasil.

Werneck afirmou que, no entanto, se não passar para a corrente sanguínea, o Candida auris pode conviver com o seu hospedeiro sem causar grandes problemas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Werneck também disse que a Candida auris já apresentou cerca de cinco mil casos de infecção pelo mundo. Embora o número seja expressivamente pequeno, a resistência do fungo é o que preocupa.

“[A] Candidas auris, a maior parte delas, é resistente aos medicamentos que são utilizados para seu tratamento. Cerca de um terço dessas Candidas é resistente a pelo menos a um medicamento […] e uma quantidade pode ser resistente a mais medicamentos, então o tratamento pode ser bastante complicado em algumas situações”, declarou Werneck.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a candidíase não precisa de que uma pessoa já apresente outra doença infecciosa para se desenvolver.

Já Pasqualotto comentou como o fungo pode ser transmitido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É contagioso por contato, mas é uma doença rara. Tem um caso apenas descrito no Brasil, tem poucos milhares de casos pelo mundo […] Ele afeta mais comumente pessoas hospitalizadas que estejam invadidas, especialmente por cateteres, que estejam tomando antibióticos, e que sofrem a necessidade de cirurgias e que estão colonizadas por este fungo”, disse Pasqualotto.

Outro problema é a dificuldade de médicos e laboratórios identificarem a presença do fungo.

A razão disso seria o fato de que a maior parte dos laboratórios não tem condições necessárias para a identificação do fungo, ao passo que o mesmo pode ser confundido com outros semelhantes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, apesar de ser uma doença que preocupa agências de saúde e hospitais, os dois especialistas explicam que o Candida auris possui um índice de mortalidade que muda de pessoa para pessoa.

“A mortalidade é muito variável e depende muito da gravidade da doença do paciente. Não é claro quanto esse fungo agrega risco de morte. Em geral, o risco de mortalidade é dado pela gravidade da doença do paciente”, contou Pasqualotto.

Enquanto isso, segundo Werneck, o fungo é mais letal em pacientes que apresentam algum tipo de comorbidade, ou seja, que possuem outros problemas de saúde, o que facilita o desenvolvimento da forma sanguínea da Candida auris, podendo levar ao óbito.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Anvisa informou que uma força-tarefa nacional já está organizada para combater a disseminação do Candida auris.

Risco de pandemia?

Apesar de a Candida auris poder ser transmitida a outras pessoas pelo contato, seja direto ou por via de objeto, isso não significa dizer que o mundo está sob o risco de uma pandemia do fungo da proporção da pandemia de COVID-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A COVID-19 é uma doença transmitida pela via respiratória, enfim, frente às situações de aglomerações ela é facilmente transmitida e se tornou esse problema de contaminação mundial. Esse fungo, embora tenha se disseminado por todo o mundo, ele é um fungo ainda de infecção rara e restrita a pessoas vulneráveis dentro de cenários hospitalares. Eu vejo que em um país como Brasil grande como é, apenas um paciente foi diagnosticado com Candida auris, que ainda é uma infecção muito pouco comum”, disse Pasqualotto.

(Sputnik News)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Saúde

A vacina Covid-19 da Oxford-AstraZeneca, saudada como um triunfo da ciência britânica, está sendo retirada de uso em todo o mundo, meses após a...

Destaques

Dolar: 5,07 Euro: 5,45 ✅Águas Baixam No Vale Do Taquari E Revelam Cenário De Devastação No Rio Grande Do Sul CONTINUE LENDO APÓS O...

Temporais rio grande do sul Temporais rio grande do sul

Brasil

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido às fortes chuvas e enchentes, com consequências devastadoras que já resultaram em um alto...

Política

Na tarde desta terça-feira (7), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, usou a tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul, assolado por enchentes...

Destaques

  ✅CCJ Do Senado Aprova Volta Do DPVAT CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO CCJ do Senado aprova volta do DPVAT ✅Prefeituras Do Rio Grande...

RESUMO DO DIA

✅Câmara Aprova Estado De Calamidade No RS E Facilita Repasses Federais Câmara aprova estado de calamidade no RS e facilita repasses federais CONTINUE LENDO...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

canoas

Brasil

O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise sem precedentes devido às fortes chuvas que assolam a região desde o fim de abril. Segundo...

prisão prisão

Sem categoria

Durante um patrulhamento no bairro Ferradura Mirim, em Bauru, interior de São Paulo, um agente da Polícia Militar (PM) foi detido na noite de...

porto alegre porto alegre

Brasil

Apesar do céu claro desde domingo, Porto Alegre enfrenta ainda altos níveis de água, causando inundações em novas áreas. Moradores de bairros como Cidade...

Turista Israelense Turista Israelense

Brasil

A turista israelense Alma Bohadana, de 22 anos, foi encontrada morta na noite desta segunda-feira (6), após cair de uma mureta no bairro de...

Brasil

Um jacaré causou um susto nos moradores do bairro Menino Deus em Porto Alegre nesta terça-feira (7). O animal foi visto circulando pelas ruas...

Brasil

O rastro de destruição desencadeado pelas chuvas no Rio Grande do Sul ganha contornos mais nítidos à medida que as águas recuam. No Vale...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit