Na noite deste domingo (9), a Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil orientaram os moradores da cidade, Pitangui e Onça de Pitangui, que moram abaixo da Usina do Carioca, a abandonarem as casas imediatamente, pois há alto risco de rompimento da barragem.
“A informação é 99% de que a barragem pode romper. Se ela romper ela vai estourar Carioca, Onça de Pitangui, vai vir aqui nessa reta, vai chegar na faixa, no mínimo 60m de altura, com igarapé, planta, vai levar tudo isso que está aqui. Pelo amor de Deus, foi orientado que nem os militares vão poder ficar aqui mais. É subir todo mundo para a parte alta do Pitangui”, diz o militar em vídeo.
Vallourec classificou como “situação elevada de emergência” e moradores da região inundável já foram removidos para local seguro
🆘 URGENTE 🆘
Você que é de Pitangui, Onça de Pitangui e Pará de Minas, saiam do rumo dos rios Pará e São João, procurem abrigo no lugar mais alto possível pois a barragem corre risco de estourar.
Via: @BrunoEnglerDM pic.twitter.com/e8pbOIth4Z
— Fernanda Salles (@reportersalles) January 10, 2022
Um ponto de apoio foi montado na localidade de Carioca.
“O ponto de apoio em Carioca, no posto de Saúde e no Salão ao lado da igreja, está em funcionamento. Os moradores das imediações da barragem que não têm para onde ir serão recebidos no local”, diz o comunicado da Defesa Civil.
Em vídeo divulgado no Instagram o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), disse que equipes foram mobilizadas para atender os moradores que precisam sair de casa
Ver essa foto no Instagram
Caso haja o rompimento, a inundação pode atingirá os seguintes povoados: Bom Jardim, São João, Brumado, Parte Baixa do Casquilho e Velho do Taipa.