Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta terça-feira (10/12), a Polícia Federal, em conjunto com agentes do IBAMA e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) do Rio Grande do Sul, deflagrou a Operação Celeno. O objetivo da operação é desarticular uma associação criminosa que se aproveitava do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA para desviar animais silvestres e inserir informações falsas nos sistemas de controle do Instituto.
A operação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre e Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul. Além disso, foram expedidos dois mandados de afastamento de cargo público pela 7ª Vara da Justiça Federal. A investigação revelou que dois servidores do IBAMA, em parceria com um particular, estavam envolvidos em um esquema de desvio de animais com a finalidade de vendê-los para criadores comerciais. Os criminosos alegavam que os animais estavam em processo de reabilitação, mas, na verdade, eram direcionados para fins ilícitos.
Segundo a Polícia Federal, os envolvidos também fraudavam os sistemas de controle do IBAMA, em especial o SISFAUNA, que gerencia as autorizações para criadores de fauna silvestre. A fraude permitia que criadores comerciais obtivessem autorizações irregulares, sem a devida vistoria ou análise documental, por meio da inserção de dados falsos no sistema. Para dar suporte a essa fraude, os criminosos recebiam pagamento, criando uma rede de negócios ilegais envolvendo animais silvestres.
Desde a promulgação da Lei Complementar 140/2011, a autorização para criadores de fauna silvestre foi transferida para os Estados, sendo que no Rio Grande do Sul, a competência é da SEMA. A operação revelou que os crimes praticados pelos envolvidos incluem associação criminosa, peculato (desvio de recursos públicos) e inserção de dados falsos em sistemas, entre outros crimes que poderão ser apurados ao longo da investigação.