Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou, nesta sexta-feira (28), os resultados finais da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. A lista definitiva com os 6.640 aprovados para vagas imediatas e cursos de formação foi disponibilizada no início da noite, após um atraso em relação ao horário previsto para a manhã. Os candidatos podem consultar a relação na página oficial do concurso.
Classificação e Convocações
Do total de aprovados, 4.335 candidatos foram classificados para cargos de nível superior sem exigência de curso de formação, com convocação prevista entre o final de abril e o início de maio. Outros 2.305 iniciarão os cursos de formação, etapa final para cargos específicos, entre março e abril. Além disso, 13.280 candidatos foram incluídos no cadastro de reserva. Segundo o ministério, o atraso na divulgação ocorreu devido ao tratamento de casos de candidatos sub judice.
Declaração da Ministra da Gestão
A ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou a importância da divulgação dos resultados: “A divulgação das listas finais e da convocação para os cursos de formação encerram mais uma etapa dessa política pública inovadora e transformadora do serviço público federal. Em breve, começaremos a chamar as novas servidoras e servidores, dando mais um passo importante no projeto de transformar o Estado para entregar mais e melhores serviços públicos. Servidores preparados são a base de boas entregas para a população.”
Comunicação com os Aprovados
A Fundação Cesgranrio, organizadora do certame, informou que enviará e-mails e mensagens via WhatsApp aos aprovados convocados para os cursos de formação dos blocos 1 a 7. Esses blocos incluem cargos como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) e Analista de Comércio Exterior (ACE). Na área do candidato, é possível acessar detalhes como notas das provas objetiva e discursiva, avaliação de títulos e Nota Final Ponderada (NFP), além da classificação na ampla concorrência ou nas cotas (PCD, negros ou indígenas).
Publicação dos Resultados
Foram divulgadas 194 listas de classificação final, abrangendo os blocos 1 a 8, com destaque para candidatos sub judice e 21 tabelas específicas para os convocados aos cursos de formação. No Diário Oficial da União, 15 editais detalham os resultados, incluindo sete com a classificação dos blocos 1 a 7, um de retificação do bloco 8 e sete de convocação para os cursos. Os nomes dos aprovados aparecem em tabela, seguindo o padrão governamental.
Próximos Passos
Os candidatos podem verificar sua situação – como “aprovado em vagas imediatas”, “convocado para curso de formação” ou “eliminado” – e acompanhar os próximos passos no portal do concurso. A posse dos aprovados em vagas imediatas dependerá dos trâmites finais, enquanto os convocados para cursos de formação devem seguir as orientações da Cesgranrio.
Com essa etapa concluída, o governo avança na renovação do serviço público federal, apostando na capacitação como fator essencial para aprimorar a administração pública.
