Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para queda brusca de temperatura em ao menos 12 estados brasileiros. A medida é consequência da passagem de uma nova frente fria no país, que trará chuva e possibilidade de geada a partir desta quarta-feira (28).
Segundo o Inmet, a previsão é de que as temperaturas apresentem, até sexta-feira (30), uma queda expressiva de mais de 15°C, especialmente em algumas áreas do Sul do Brasil, onde há possibilidade de neve. O frio deve avançar no país, abrangendo também áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul de Minas Gerais, que devem registrar mínimas entre 8ºC e 14ºC.
Estados em Alerta para o Declínio de Temperatura
Declínio de temperatura entre quarta (28) e quinta-feira (29):
- Rondônia
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
Declínio de temperatura entre quinta (29) e sexta-feira (30):
- Acre
- Amazonas
- Rondônia
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- São Paulo
- Minas Gerais
- Rio de Janeiro
Chuvas Intensas e Possíveis Recordes de Frio
Em relação às tempestades, as áreas mais afetadas serão o centro-oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, boa parte do Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso e sul de Rondônia. Nessas regiões, os volumes de chuva podem atingir 100 milímetros (mm) em 24 horas. As instabilidades serão acompanhadas de rajadas de vento de 100 km/h, raios e queda de granizo.
Com as projeções atuais, os primeiros dias de junho devem registrar recordes de baixa temperatura nos estados do Sul, onde há possibilidade das mínimas chegarem aos -5ºC. Até o momento, a menor temperatura oficialmente registrada no Brasil foi de -3,2°C na região do Caminhos da Neve, em São Joaquim, na serra de Santa Catarina.
A população das áreas afetadas é aconselhada a se preparar para a queda de temperatura e ficar atenta aos avisos da Defesa Civil.
