Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Ciência e Tecnologia

Nasa inicia contagem regressiva para volta à Lua

Tudo está praticamente pronto para o tão aguardado lançamento da Missão Artemis I, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), previsto para hoje (29) direto da plataforma de Lançamento 39B, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O que ainda preocupa técnicos e engenheiros da missão que pretende retornar à lua são as condições climáticas, já que foram registrados relâmpagos neste fim de semana e há probabilidade de chuvas esparsas.

Mesmo assim, segundo comunicado da Nasa nesse domingo (28), as condições climáticas favoráveis para o lançamento do foguete Space Lauch System (SLS) e da cápsula Orion nesta segunda-feira são de 80%.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As equipes de meteorologia da agência destacam, entretanto, que essa probabilidade máxima de tempo favorável (80%) refere-se às primeiras duas horas da janela de lançamento, que começa às 8h33 (9h33, horário de Brasília).

Esta é a primeira ação do programa Artemis, que tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da terra nos próximos anos. E mais, de levar a primeira mulher ao solo lunar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, a missão ambiciona ampliar a atuação no sistema solar: construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a lua seja um ponto de apoio para projetos no planeta vizinho, Marte.

Conquista do espaço

A viagem não tripulada de hoje marca uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à cápsula Orion, que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, será testada uma peça fundamental na missão, o Módulo de Serviço Europeu, responsável, por exemplo, pelos sistemas de abastecimento de água, energia, propulsão, controle da temperatura dentro da cápsula e fruto da parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo a ESA, a missão, que será comandada aqui da terra, pode durar entre 20 e 40 dias e terminará de volta à terra com um mergulho no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O voo de volta à Lua, organizado pela Nasa em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a missão Apollo.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, está entre os convidados para o lançamento da Artemis I direto do Centro Espacial Kennedy.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Para o coordenador de Satélites e Aplicações da Agência Espacial Brasileira, Rodrigo Leonardi, a Artemis I é ”um marco histórico na retomada dos voos tripulados para a exploração espacial. E a expectativa é que ao se juntar a esse programa, o Brasil também possa abrir novo capítulo em seu programa espacial dedicado”, diz.

Ele informou que o país já vem discutindo com países parceiros assuntos ligados a transporte, habitabilidade, operações, infraestrutura e ciência no âmbito do programa Artemis.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O representante da AEB destacou que a missão liderada pela Nasa foi incluída entre as iniciativas do Programa Nacional de Atividades Espaciais, documento que estabelece projetos e prioridades para a próxima década.

Para a médica brasileira e empresária no ramo espacial, Thaís Russomano, a expectativa para a contagem regressiva de volta à Lua leva também a desdobramentos para as portas que podem se abrir com o novo passo na corrida espacial.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Depois de 50 anos, começamos o processo da volta à Lua. A missão Artemis reabre o caminho de construção do conhecimento necessário para que, um dia, o ser humano habite o satélite natural da terra, transformando-o no segundo lar cósmico”, diz.

A médica, que vive em Londres, chegou a participar de pesquisas sobre a ação da microgravidade no corpo dos astronautas e até mesmo de duas campanhas de voos parabólicos (quando é possível experimentar a gravidade zero sem viajar ao espaço) da Agência Espacial Europeia em 2000 e 2006.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Outras datas

De acordo com as agências espaciais, caso o lançamento desta segunda-feira (29) seja suspenso, mais duas datas são possíveis: 2 e 5 de setembro.

A contagem regressiva pode ser acompanhada nos canais da Nasa, no Youtube, e também na página da agência na internet.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de Agência Brasil

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

argentina

Esportes

Na noite deste domingo (14), a Argentina consagrou-se a maior campeã da Copa América ao vencer a Colômbia na prorrogação por 1 a 0....

Esportes

A jornada de Lionel Messi na Copa América 2024 teve um final amargo. Em sua décima final com a camisa argentina, o astro se...

Economia

Nesta segunda-feira (15), o governo federal inicia o pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024 para os trabalhadores nascidos em setembro e outubro, marcando a...

Destaques

Desnutrição em pacientes e idosos: um problema grave com solução simples Cerca de metade dos pacientes internados em hospitais e outras unidades de saúde...

Destaques|Saúde

Inteligência Artificial supera testes e prevê com alta precisão o Alzheimer Uma ferramenta inovadora desenvolvida por cientistas da Universidade de Cambridge pode revolucionar o...

Destaques

Marés controlam o metano do fundo do mar: estudo revela flutuações triplas nas emissões Um novo estudo do oceanógrafo Tim de Groot, do NIOZ,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Brasil

O ex-subsecretário de Segurança Pública de Belford Roxo e pré-candidato a vereador, Clayton Gross Batinga, foi alvo de uma tentativa de homicídio na tarde...

Brasil

Um indivíduo de 23 anos faleceu após um confronto armado com policiais militares neste domingo (14/7), nas proximidades do Palácio do Jaburu, em Brasília...

Brasil

O influenciador Vitor Vieira Belarmino, conhecido por sua presença nas redes sociais com mais de 280 mil seguidores, está sendo investigado pela Polícia Civil...

São Paulo

A adolescente de 13 anos, identificada como Karen, foi encontrada sem vida na Rodovia Tancredo Neves, em Ibiúna, na Grande São Paulo, por moradores...

Brasil

Quatro pessoas foram mortas neste domingo (14) em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará. Entre as vítimas está um jovem de 23 anos,...

Brasil

O ex-governador do Acre, Romildo Magalhães, faleceu neste domingo (14) aos 78 anos, em Rio Branco. A causa da morte foram complicações decorrentes da...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit