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São muitas as áreas que podem se beneficiar de recursos tecnológicos dos mais variados tipos. A área acadêmica e a educação de modo geral estão entre as principais, com ferramentas que vão desde pesquisa até softwares que ajudam a fazer revisão gramatical e a verificar plágio, por exemplo. Continue lendo entenda como usar a tecnologia para aprimorar a redação de artigos acadêmicos:
Dicas de como usar a tecnologia como aliada na criação de artigos acadêmicos
A seguir, confira algumas das opções de uso da tecnologia para aprimorar a redação de artigos acadêmicos e confira algumas opções de softwares que podem fazer a diferença durante essa jornada
1. Busque ajuda profissional para trabalhos acadêmicos em sites especializados
Hoje em dia, existem opções de sites confiáveis que oferecem serviço de ajuda profissional na elaboração de artigos, dissertações, e trabalhos acadêmicos dos mais variados tipos. Se você busca um resumo acadêmico para exemplo nos modelos da ABNT, escolha entre os sites que disponibilizam profissionais capazes de te ajudar na sua área de atuação. Muitos deles oferecem profissionais especializados em várias áreas, como a elaboração de artigo acadêmico para o processo de aprendizagem, ou uma dissertação sobre o uso da inteligência artificial na educação, por exemplo.
Independentemente de qual seja o seu nicho de estudo, esses sites certamente conseguirão disponibilizar opções de profissionais capacitados dentro de sua área. Mas atente-se e escolha apenas sites confiáveis e boas referências, como o Artigos Acadêmicos e o Studybay.
2. Aproveite ferramentas de pesquisa acadêmica
Boa parte do processo de criação e redação de um artigo acadêmico passa pela pesquisa acadêmica. Ela funciona como a base para todo o projeto, ou seja, é essa pesquisa que vai reunir o conteúdo que servirá para apoiar o discurso do autor. Nesse sentido, ferramentas como o Google Scholar (Google Acadêmico) e o ResearchGate são valiosas para realizar pesquisas direcionadas a conteúdo acadêmico.
Nessas ferramentas, é possível encontrar milhares de conteúdos científicos e acadêmicos dos mais variados temas para embasar o seu artigo acadêmico.
3. Use as ferramentas de inteligência artificial para gerar ideias de conteúdo
O uso da inteligência artificial não é mais restrito às pessoas que trabalham diretamente com tecnologia. 2023 foi o ano em que ChatGPT, Jasper, Gemini, Copilot, entre outras ferramentas de IA se expandiram em todo o mundo e passaram a ser usadas para facilitar tarefas do dia a dia em várias áreas de atuação.
Na educação, a inteligência artificial também é uma realidade, ainda que com muitos desafios além dos benefícios. Uma forma de os alunos se beneficiarem de recursos de IA, como o ChatGPT, para aprimorar a redação de artigos acadêmicos sem que os limites de ética sejam ultrapassados é usar essa ferramenta para obter ideias de conteúdo.
Sabemos que, quando se é estudante, com várias tarefas acadêmicas para cumprir, a criatividade pode ser um desafio. Diante disso, após o boom da IA em 2023, ChatGPT e outras ferramentas de IA podem ser grandes parceiras dos estudantes na hora de pensar em tópicos importantes para incluir no artigo científico.
4. Use programas de gerenciamento de tempo e melhora de foco
Ter uma boa gestão de tempo e saber trabalhar o foco para conseguir terminar tarefas não é uma necessidade nova. Muito pelo contrário: para estudantes de colégio e de cursos de graduação e pós-graduação, essas duas habilidades são requisitos antigos e que estão sempre em pauta.
A diferença é que agora existem ferramentas muito avançadas para ajudar a potencializar essas habilidades, permitindo que os alunos possam criar rotinas muito mais produtivas. A boa e velha agenda pode até funcionar bem para algumas pessoas, mas a tecnologia tem se superado cada vez mais com ferramentas que merecem ser usadas.
Desde programas simples, como o Pomodoro Focus, que ajuda na gestão de tempo para realizar tarefas de forma produtiva, e programas de gestão de tarefas, como Asana e Trello, até ferramentas ainda mais tecnológicas. Um exemplo é o Tactic, que pode ser usado em reuniões online para transcrever e marcar pontos importantes de uma sessão de orientação ou aula. Há também o Monic.ai, que é uma plataforma de aprendizado inovadora capaz de ajudar os estudantes em vários aspectos da vida acadêmica, como organização de conteúdos, resumo de vídeos e artigos, etc.
5. Conte com a ajuda de softwares de verificação de plagiarismo
Outro recurso de tecnologia muito interessante na hora de escrever um texto acadêmico são as ferramentas de verificação de plágio. Durante a elaboração de artigos, é necessário pesquisar bastante e usar fontes acadêmicas para embasar o conteúdo que é escrito. Mas todo tipo de menção deve ser feito da maneira correta, usando o recurso de citação, por exemplo. Do contrário, pode ser caracterizado como plágio.
Assim, as ferramentas de verificação de plágio são muito valiosas para que o estudante possa fazer uma varredura final e analisar se alguma parte do texto está se enquadrando como plagiarismo. Caso isso aconteça, será possível fazer as devidas verificações e ajustar o conteúdo antes que ele seja finalizado.
Abaixo, veja algumas opções de software que trabalham com verificação de plágio:
- Copyscape (pago)
- Copyleaks (pago)
- Grammarly (tem versão gratuita, porém limitada)
- Text.com (tem versão gratuita, porém limitada)
- DupliChecker (tem versão gratuita, porém limitada)
- Plagiarism Detector (tem versão gratuita, porém limitada)
6. Verifique o seu conteúdo em corretores ortográficos automatizados
Outra parte importante na hora de escrever um artigo acadêmico ou científico é certificar-se de que a estrutura está seguindo as normas da ABNT e que a gramática está correta. Para essa última verificação, a tecnologia também pode ser uma forte aliada, com softwares que funcionam como verificadores ortográficos.
Existem vários deles, desde os mais simples, como o próprio Word, LibreOffice e o Google Docs, até outros mais elaborados, como o Grammarly e o Overleaf.
Benefícios gerais de usar a tecnologia na vida acadêmica
Como você pode ver nos tópicos acima, são várias as formas de usar a tecnologia na hora de escrever um artigo acadêmico e o número de ferramentas existentes para diferentes tipos de tarefas também é bem vasto. Isso mostra que a tecnologia realmente veio para ficar, e deve ser usada de forma inteligente.
Na tabela abaixo, confira um resumo com os principais benefícios do uso de recursos tecnológicos na redação de artigos e trabalhos e na vida acadêmica como um todo, e como tirar o máximo de proveito deles:
Benefício | Como aproveitar |
Otimização de tempo | Use ferramentas que otimizem tarefas manuais ou repetitivas para que o tempo possa ser usado com atividades mais estratégicas e intelectuais. |
Maior acesso à informação | Aproveite ao máximo os recursos de pesquisa acadêmica, como o Google Acadêmico e o ResearchGate para direcionar a sua pesquisa para a informação que precisa no ambiente científico. |
Mais acessibilidade | Use os recursos de estudo remoto, como videoaulas e cursos à distância, para estudar e qualificar-se de onde você estiver, sem a necessidade de ir fisicamente até um ambiente escolar. |
Maior autonomia | Aproveite as ferramentas de tecnologia para elevar a sua autonomia no desenvolvimento acadêmico e técnico de modo geral. Use ferramentas de aprendizado online, busque bibliotecas digitais e participe de fóruns e eventos online com outros membros da comunidade acadêmica. |
Os benefícios da tecnologia são inúmeros e crescem cada vez mais, a cada nova ferramenta que é lançada. O mais importante para usar esses recursos de maneira consciente é saber aproveitar ao máximo essas funcionalidades de forma ética e produtiva, sem atropelar os limites do desenvolvimento pessoal acadêmico.
Para isso, busque se informar sempre sobre as tecnologias que estão surgindo no mercado, teste-as e faça uso daquelas que podem te ajudar a reduzir tarefas operacionais e que agreguem valor e agilidade ao seu dia a dia como estudante.
Seja na redação de artigos acadêmicos, ou na elaboração de outros projetos científicos, a tecnologia bem usada será sempre sua aliada.
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Resources list:
Inteligência artificial na melhoria de textos científicos: Aplicações, benefícios e desafios, 2024: https://www.revistas.editoraenterprising.net/index.php/regmpe/article/view/725
CONFIRA OS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 2023: https://www.ensinamais.com.br/blog/post/educacao-e-tecnologia/os-beneficios-da-tecnologia-para-a-educacao
5 Ferramentas para auxiliar na gestão de tempo e produtividade, 2023: https://www.ludospro.com.br/blog/gestao-de-tempo-e-produtividade
Entenda as vantagens e desafios do uso de tecnologia na educação, 2023: https://www.proesc.com/blog/tecnologia-na-educacao/
A tecnologia na gestão do tempo: saiba como usar, 2021: https://timr.com.br/a-tecnologia-na-gestao-do-tempo-saiba-como-usar/
9 BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELAS TECNOLOGIAS AO AMBIENTE ESCOLAR: https://blog-pt.lac.tdsynnex.com/9-beneficios-oferecidos-pelas-tecnologias-ao-ambiente-escolar
Após o boom de 2023, IA generativa mostra que veio para ficar, 2024: https://www.insper.edu.br/noticias/apos-o-boom-de-2023-ia-generativa-mostra-que-veio-para-ficar/
4 dicas para escrever um bom texto e usar a tecnologia como aliada, 2024: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem/4-dicas-para-escrever-um-bom-texto-e-usar-a-tecnologia-como-aliada,ef71aeb74eef8a3411ac89c925969453sspit48i.html
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