Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) deu início à Operação Nacional Proteção Integral, ampliando suas ações contra crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Com foco na identificação e prisão de criminosos envolvidos no armazenamento, compartilhamento, produção e venda de material de abuso sexual infantojuvenil, a operação mobilizou 340 policiais federais e abrangeu 22 estados brasileiros.
A ação resultou no cumprimento simultâneo de 73 mandados de busca e apreensão em diversas unidades da federação. Além disso, 17 prisões em flagrante foram realizadas durante a operação. O nome da operação faz referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura a proteção integral dos menores, conforme estabelece a Constituição Federal, que garante “absoluta prioridade” à criança e ao adolescente em relação aos seus direitos fundamentais.
Os mandados de busca e apreensão foram executados em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, com destaque para as 12 ordens cumpridas no Rio Grande do Sul. Além disso, seis mandados de prisão preventiva foram expedidos, e 26 prisões em flagrante foram registradas em locais como São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e outros.
A Operação Proteção Integral não só visa combater os abusos sexuais, mas também destaca a importância de proteger as vítimas dos impactos devastadores dos crimes cibernéticos. A Polícia Federal reforça o alerta para pais e responsáveis, orientando sobre a necessidade de monitoramento constante das atividades digitais e físicas de crianças e adolescentes.
“É imprescindível que a sociedade se una na prevenção e combate aos abusos. A Polícia Federal está comprometida em proteger a dignidade sexual das nossas crianças e adolescentes e cumprir as leis que asseguram seus direitos fundamentais”, declarou a PF em nota.
Balanço
Estados participantes: 22
Quantidade de mandados de busca e apreensão expedidos: 73
Quantidade de prisões preventivas expedidas: 6
Efetivo mobilizado: 340 Policiais Federais
Prisões em flagrante: 26
Inquéritos policiais instaurados: 60
Mandados por unidade da Federação
Mandados de busca e apreensão expedidos para:
Acre (2)
Alagoas (1)
Amazonas (1)
Bahia (4)
Ceará (1)
Distrito Federal (2)
Espírito Santo (2)
Maranhão (4)
Minas Gerais (3)
Mato Grosso (1)
Mato Grosso do Sul (6)
Pará (2)
Paraná (8)
Paraíba (2)
Pernambuco (2)
Rio de Janeiro (1)
Rio Grande do Norte (2)
Rio Grande do Sul (12)
Roraima (1)
Santa Catarina (4)
São Paulo (11)
Sergipe (1)
Mandados de prisão preventiva expedidos para:
Alagoas (1)
Distrito Federal (2)
Minas Gerais (1)
Mato Grosso do Sul (2)
Prisões em flagrante:
Acre(1)
Amazonas (1)
Bahia (3)
Distrito Federal (1)
Espírito Santo (1)
Minas Gerais (1)
Mato Grosso (1)
Paraná (3)
Rio de Janeiro (1)
Rio Grande do Norte (2)
Rio Grande do Sul (5)
São Paulo (6)
