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Isenção de IR de R$ 5 mil pode gerar perdas de R$ 3 bilhões para municípios em 2026, aponta CNM

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A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) alerta para os impactos negativos da proposta de isenção do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física para quem ganha até R$ 5.000 por mês. A confederação estima que, em 2026, os municípios podem enfrentar uma perda significativa de arrecadação, que pode ultrapassar os R$ 11,8 bilhões, mesmo com a expectativa de que o governo federal arrecade R$ 34 bilhões com a taxação de dividendos e rendas superiores a R$ 600 mil por ano.

De acordo com a CNM, a perda direta de arrecadação será de R$ 4,9 bilhões, com a redução do IR retido na fonte dos servidores públicos municipais. Além disso, há a estimativa de uma perda de R$ 6,9 bilhões no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que destina recursos aos entes municipais de acordo com a arrecadação federal. Se as novas regras forem aprovadas, a confederação destaca que a redução no montante do FPM representará um impacto considerável nos cofres municipais.

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Apesar dessa perda projetada, a CNM reconhece que, se o governo federal atingir a meta de arrecadação com a taxação de rendas mais altas, as cidades poderiam ser compensadas com R$ 8,7 bilhões. No entanto, essa compensação depende de um aumento efetivo na arrecadação federal, que resultaria em repasses mais elevados do FPM para os municípios. Atualmente, 24,5% do Imposto de Renda é destinado aos municípios por meio desse fundo, mas a mudança nas regras de isenção afetaria diretamente essa distribuição.

O Ministério da Fazenda informou que não haverá compensação para estados e municípios pela perda de receita com a isenção do IRPF. A pasta argumenta que, apesar da queda na arrecadação do imposto retido na fonte, os entes federativos se beneficiarão do aumento da massa salarial e do consumo.

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A equipe econômica defende que o aumento da isenção colocará mais recursos nas mãos dos brasileiros, impulsionando o consumo e, consequentemente, a arrecadação de impostos como o ICMS e o ISS. Além disso, a expectativa é de que o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) também contribua para o aumento da arrecadação no futuro.

Eis a íntegra da comunicado da CNM:

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reitera a preocupação com os impactos decorrentes da medida de ampliação da isenção do Imposto de Renda. O texto apresentado nesta terça-feira, 18 de março, e as declarações de integrantes do Ministério da Fazenda sobre a forma de compensação a Estados e Municípios reforçam que o cenário é incerto, apresenta fortes distorções e fere o pacto federativo. Não se questiona o mérito da medida, mas sim a forma como o governo a executa. Infelizmente, a União tem uma longa tradição de fazer bondade com chapéu alheio. 

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No que se refere às declarações de que os Municípios se beneficiarão do aumento da massa salarial recebida pelos trabalhadores e do consumo, trata-se de um futuro cujas estimativas ainda são prematuras. Imagine se a mesma justificativa fosse utilizada como fonte de compensação da União. Até é possível que haja esse efeito de ampliação da receita de impostos sobre o consumo, mas esse raciocínio também serve para União, e o governo federal, pelas estimativas da CNM, terá um ganho de arrecadação mesmo sem esse efeito indireto. Então, é justo que parte do ganho da União com a reforma seja revertido para compensação de Estados e Municípios. 

Destaca-se que, embora o Imposto de Renda seja federal, 48% da sua arrecadação pertencem constitucionalmente a Estados e Municípios, além da parcela retida dos servidores, que são integralmente dos entes subnacionais e cuja compensação está completamente descoberta pelo projeto. Dos 7,5 milhões de servidores municipais, 3,4 milhões já estão isentos pelas regras atuais e mais 2 milhões passarão a estar isentos depois de implementada a proposta do governo federal. Essa medida deverá causar uma perda de arrecadação própria dos Municípios de quase R$ 5 bilhões apenas em 2026. 

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Entre receita própria e FPM, a perda estimada é de R$ 11,8 bilhões somente para os Municípios. Mesmo nas estimativas mais otimistas da compensação financeira anunciada pelo governo, os Municípios enfrentarão perdas em sua arrecadação própria que necessitarão de compensação. É importante lembrar ainda que os Municípios já enfrentam um quadro fiscal difícil. O ano de 2024 fechou com o maior déficit primário da história municipal.

A Confederação vai atuar fortemente junto ao Congresso Nacional a fim de estabelecer no texto da lei um mecanismo para garantir que seja posteriormente mensurado o resultado das mudanças sobre a partilha federativa e compensada qualquer perda sofrida pelos entes subnacionais. 

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Paulo Ziulkoski
Presidente da CNM

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