Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Suprema Corte do México aborto
Foto: Reprodução

Governo

Governo pede investigação contra Intercept e médicos que fizeram aborto em menina de 11 anos em SC

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos pediu investigações e fez representações contra os médicos responsáveis por realizar aborto em uma criança de 11 anos em Santa Catarina (SC).

Ela ficou grávida após ter relações consensuais com o filho do padrasto dela. O caso foi divulgado como “estupro de vulnerável”, já que, por mais que tenha sido “consensual” (relação planejada), não há consenso legal entre menores de idade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo também agiu para a abertura de investigação do site The Intercept, “por veicular as imagens e o áudio do depoimento especial sigiloso” da criança à Justiça — o The Intercept e o Portal Catarinas foram os primeiros a revelar o caso.

“O Intercept não tem conhecimento ou foi notificado a respeito de qualquer solicitação envolvendo o site. Além disso, nossa reportagem respeitou a legislação brasileira e está protegida pelo princípio constitucional da liberdade de imprensa”, informou o site.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A menina descobriu que estava na 22ª semana de gravidez ao ser encaminhada a um hospital de Florianópolis, onde teve o procedimento de aborto negado.

A juíza Joana Ribeiro, responsável pela decisão que inicialmente negou a interrupção da gravidez da menina de 11 anos é hoje alvo de investigação sigilosa no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Após a repercussão do caso e recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a criança conseguiu realizar o aborto no mês passado.

Para o médico obstetra Olímpio de Moraes, a tentativa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos de pedir investigação dos médicos tem por objetivo impedir que as mulheres — principalmente as mais carentes — tenham acesso aos seus direitos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Diretor do Centro Integrado de Saúde Amaury Medeiros, hospital referência em saúde da mulher em Pernambuco, Moraes já lidou com pressão de grupos contrários ao aborto, mas nunca com ações do governo federal.

Documentos mostram o início da movimentação do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos contra os médicos, um dia depois de a criança ter sido submetida ao aborto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em 23 de junho, a pasta enviou aos conselheiros tutelares catarinenses um ofício lembrando que o órgão tem a “atribuição de proteger a criança e todos os seus direitos humanos fundamentais, especialmente a vida desde a concepção”.

No ofício, o governo também orienta os conselheiros a atuarem em relação ao vazamento das informações sobre a audiência judicial da criança, divulgada pelos sites, e sobre o estupro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas não há menção às ações da juíza do caso e que estão sob investigação.

No mesmo dia, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente pediu à Consultoria Jurídica do ministério que atue no tema. No documento, argumenta que há necessidade de proteger a criança devido aos vazamentos de informações.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Entretanto, ao concluir, a secretaria solicita à Consultoria Jurídica que peça ao Ministério Público para “apurar a responsabilidade cível e criminal da equipe médica que realizou o procedimento de aborto na 29ª semana de gestação”.

O pedido também inclui a solicitação para que o órgão acionasse os conselhos Federal e Regional de Medicina, “a fim de apurar a conduta ética da equipe médica que realizou o procedimento de aborto na 29ª semana de gestação”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Embora a solicitação de pedido de investigação ao MP tenha sido feita à Consultoria Jurídica, o órgão informou que a responsabilidade é de outra área do ministério, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH).

Em nota, a Ouvidoria afirmou: “A ONDH agiu de ofício, bem como a partir de denúncias, diante da notícia de violação de direitos de criança e adolescente, na qual figura como vítima menor de onze anos de idade, então grávida de 29 semanas de gestação, que, ao recorrer à tutela judicial, ao invés da proteção almejada, teve a exposição de seu caso em mídias sociais e veículos de comunicação”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Sobre as ações efetivamente tomadas, a Ouvidoria informou ter atendido aos pedidos da secretaria e solicitado investigações sobre os médicos para o MP e para os conselhos de medicina.

A ouvidoria informou ainda que também pediu providências a outros órgãos, incluindo o Instituto Geral de Perícias, o Conselho Nacional do Ministério Público e o Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago, onde foi realizado o aborto.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

quais alimentos nunca devem ser cozidos

Curiosidades

As air fryers se tornaram os queridinhos da cozinha nos últimos anos, conquistando o público com a promessa de frituras mais saudáveis e práticas....

Últimas Notícias

Após o assassinato de três funcionários da Polícia Militar chilena, o governo estabeleceu um toque de recolher em três localidades da Província de Arauco....

Ciência e Tecnologia

Elon Musk,  CEO da SpaceX e da Tesla, não esconde sua ambição de colonizar Marte. Em uma recente reunião nas instalações da SpaceX em...

Brasil

Um homem de 38 anos, natural de São Paulo, morreu neste sábado (27) após ser atacado por quatro cães da raça pitbull no quintal...

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Casa em Mongaguá

São Paulo

Um casal de idosos, residentes em Mongaguá, litoral de São Paulo, escapou por pouco de ter sua casa de herança vendida por golpistas. O...

Brasil

Na última sexta-feira (26/4), durante a Assembleia Geral dos Acionistas do Banco do Brasil (BB), foi definido que o salário da presidente da instituição,...

Últimas Notícias

O Senado do México aprovou na quinta-feira um projeto de lei que proíbe a chamada terapia de conversão no país. Esse tipo de tratamento...

São Paulo

O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta...

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit